Apesar dos 83 anos de idade, a zeladora Maria Carneiro segue na ativa no cemitério Frei Mathias, em Castro. Ela começou a trabalhar na limpeza de túmulos aos 33 anos e, com meio século de serviços, sabe que nesta época a demanda aumenta.
“Tô trabalhandinho. Tenho uns 100 túmulos para limpar”, comenta. Ela já sabe também que limpezas e reformas nos cemitérios municipais devem ser finalizadas antes do Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro. Neste ano, o prazo encerra dia 28 de outubro.
Para evitar acúmulo de resíduos e movimento de trabalhadores no fim de semana do feriado em que os cemitérios devem receber cerca de 30 mil visitantes, a Prefeitura publicou no Diário Oficial do último dia 09 o decreto 1.067/2025.
O documento determina que os serviços de limpeza, reforma, construção e pintura nos cemitérios Frei Mathias (bairro Água Suja) e Nossa Senhora do Rosário (Vila Rio Branco), administrados pelo Município, sejam efetuadas até, no máximo, às 18 horas do dia 28.
Entre dias 29 de outubro e 02 de novembro ficam liberados apenas serviços para sepultamento.
O decreto informa ainda que é de responsabilidade dos proprietários e responsáveis dos túmulos o recolhimento de restos de materiais de construção e entulhos, como galões de tinta, madeiras e papelões, sob pena de multa, além das despesas de remoção.
“As regras são para prevenir acidentes e deixar os locais com acesso seguro, além de limpos e agradáveis para a visita das famílias”, indica Rodrigo Morais, secretário Municipal de Planejamento e Patrimônio.
Outra orientação importante, segundo o secretário, é redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue. “Ao colocar flores, pode-se usar vasos furados no fundo, para não acumularem água. E sem os pratinhos embaixo”, destaca.
Melhorias
A Prefeitura também vem trabalhando em obras de melhorias nos dois cemitérios municipais. No da Vila Rio Branco, a fachada já mostra que teve reforma no local.
“Fizemos restauro de muros, reforma dos portões, instalação de uma nova recepção, paisagismo, barreiras de segurança e estamos pintando os túmulos coletivos”, conta Daniel Xavier, superintendente de Serviços da Secretaria.
Ele acrescenta que Prefeitura está fazendo um chamamento para que as pessoas assumam a responsabilidade sobre os jazigos. “Não é permitido deixar obras inacabadas e nem resíduos. Todos os jazigos devem estar fechados e numerados”, esclarece.
O funcionário responsável pelo Departamento de Cemitérios, Wilson Ribas, faz um apelo e um alerta para a população: “a gente queria pedir pro pessoal fazer a manutenção, uma pintura, uma limpeza. A responsabilidade do cuidado é da família. Túmulo abandonado corre o risco de ser desapropriado”.
De acordo com Wilson, dos 3,2 mil túmulos e terrenos no Frei Mathias, cerca 180 estão em situação de abandono. Já no Nossa Senhora do Rosário, dos 2,6 mil terrenos e jazigos, perto de 15% estão abandonados: aproximadamente 400.
Túmulos mais visitados
Entre os túmulos mais visitados no dia de Finados em Castro, um que atrai muitos devotos é o da jovem Mírian Novaes Santos, que morreu de câncer aos 14 anos em 1939. Dizem os seus admiradores que estátua da menina sobre o túmulo chora.
“Outros que também recebem muitas homenagens são os dos padres, tanto os dos Cavanis quanto os da Matriz: o do padre Juarez Telles, do padre Nicolau Baltazar e do próprio Frei Mathias, que dá nome ao cemitério”, comenta Wilson. (Com assessorias)