A Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão preventiva e doze de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Curitiba/PR, Maringá/PR e São Paulo/SP, nesta quinta-feira (16/10). As ordens judiciais foram expedidas pela 23ª Vara Federal de Curitiba/PR.
A operação, que é uma nova fase da Operação Mafiusi, tem como objetivo desarticular o núcleo financeiro da organização criminosa responsável por operacionalizar a movimentação, contabilidade e lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas.
Foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis e bloqueio de bens e valores mantidos em contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, totalizando aproximadamente R$ 13.890.000,00.
As investigações revelaram um esquema estruturado de movimentação de dinheiro em espécie, transações de câmbio paralelo, uso de fintechs e empresas de fachada, além da criação de documentos fictícios para dissimular a origem dos valores ilícitos.
A liderança do grupo criminoso teria aplicado parte dos recursos provenientes do tráfico na aquisição de um time de futebol e mantinha conexões com a alta cúpula de uma facção criminosa originária de São Paulo. (Com assessoria)