O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), reconhecendo a importância do papel do professor na formação acadêmica e social dos estudantes do Paraná, tem promovido inúmeras ações e viabilizado diversos programas de capacitação, valorização e formação continuada, como forma de ampliar a qualificação dos trabalhadores da educação.
“Ser professor é exercer uma das missões mais transformadoras da sociedade. É por meio deles que o conhecimento chega às salas de aula, desperta talentos e muda realidades. No Paraná, temos trabalhado para oferecer as melhores condições de formação e valorização a esses profissionais, porque sabemos que investir no professor é investir no futuro do nosso estado”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Uma das ações mais importantes implementadas nos últimos anos, foi o concurso público de 2023, realizado depois de um jejum de 10 anos sem certames do tipo.
Até agora, 4.427 novos professores e pedagogos já estão em atividade, além de outros 288 recentemente convocados para a realização de exames médicos.
Outra medida importante foi o processo seletivo para alteração do regime de trabalho dos professores da rede, com aumento da carga horária de 20h para 40h - a chamada dobra de padrão.
Foi a primeira vez em 15 anos que um processo do tipo foi realizado, contemplando 2 mil vagas distribuídas por todo o estado, abrangendo diversas disciplinas e atendendo a uma demanda histórica da categoria.
Ainda em julho, o Governo do Estado também concedeu reajuste salarial aos docentes, um aumento médio de 8,3% para cerca de 108 mil profissionais, entre ativos e inativos, garantindo remuneração acima do piso nacional para o início da carreira.
"Ainda temos um caminho longo para percorrer, mas é como se cada dia subíssemos um degrau. E assim nós temos avançado em relação à carreira dos nossos professores e estamos muito felizes também com todo o trabalho desempenhado pelos professores da Rede Estadual do Paraná, que hoje é exemplo para o Brasil. Muito obrigado aos professores do Paraná e um feliz Dia do Professor", completa o secretário.
Formação continuada
Entre os diversos programas desenvolvidos pelo Paraná em benefício dos docentes do Estado, está o maior programa de formação continuada do Brasil: o Formadores em Ação.
Desenvolvido desde 2020 e contando com três jornadas anuais, o programa propõe ações de formação continuada entre os próprios professores, por meio da valorização de saberes e da troca de experiências entre profissionais da rede estadual de educação.
Atualmente, o programa oferta cursos de até 74 temáticas diferentes a professores e pedagogos da rede, sempre com foco na melhoria do processo de ensino aprendizagem e na garantia do protagonismo dos estudantes em sala de aula.
Em 2025, o Formadores em Ação, por meio de 417 formadores ativos, atendeu mais de 59 mil cursistas, registrando cerca de 3 milhões de horas de formação. Outras 27 mil vagas já foram preenchidas para a terceira e última jornada do encontro deste ano.
Outro programa com foco na formação continuada é o Seminário Interilhas, que neste ano chegou à sua 15ª edição.
Voltado a diretores, professores e equipes pedagógicas das escolas estaduais localizadas nas ilhas e comunidades indígenas do litoral paranaense, o Seminário tem como objetivo promover o aperfeiçoamento pedagógico e estimular a troca de experiências, considerando os desafios específicos de regiões com acesso limitado e realidades socioculturais distintas.
Neste ano, a Seed-PR realizou, ainda, o I Congresso dos Formadores em Ação Municípios, parceria entre o Governo do Estado e os Municípios, que reuniu cerca de 250 docentes da rede municipal em Curitiba, e que teve como objetivo ampliar as competências pedagógicas e formativas dos educadores, com uma programação que incluiu oficinas, troca de experiências e integração, favorecendo o desenvolvimento profissional.
Ganhando o Mundo Professor
Entre os maiores programas de intercâmbio docente do Brasil, o Ganhando o Mundo Professor já está em sua segunda edição.
Este ano, o programa levará 250 docentes para um período de formação pedagógica no Canadá, onde eles poderão se aprofundar em atividades voltadas a metodologias ativas, educação inclusiva, gestão de sala de aula, uso de tecnologias, avaliação da aprendizagem e observação de aulas com momentos de vivência em escolas de educação básica canadenses.
O objetivo é que o conhecimento adquirido no país seja replicado na rede estadual de ensino. Na primeira edição, realizada em 2023, levou 99 docentes para a Finlândia e para o Canadá.
Professor Diamante
Na última segunda-feira (13), a Seed-PR realizou o evento Professor Diamante, voltado ao reconhecimento e valorização do trabalho docente na rede estadual de ensino, homenageando 1.342 professores e 383 diretores da rede estadual que atuam na Grande Curitiba.
Além de certificados, todos os agraciados receberam chromebooks como forma de valorização e reconhecimento de seu trabalho, que foi avaliado por estudantes pela pesquisa “Fala, Estudante!”, por meio de formulários online, ao longo do primeiro semestre de 2025.
Essas avaliações levaram em conta o trabalho do professor no esclarecimento de dúvidas, realização de atividades práticas, preparação de aula, engajamento nas tarefas, entre outros. Ao todo, cerca de 5 mil professores vão receber a premiação, com as entregas no interior acontecendo nos próximos dias.
A pesquisa foi aplicada nas escolas regulares, nas de ensino profissionalizante, nas de educação para jovens e adultos (EJA), colégios cívico-militares (CCM), escolas de educação em tempo integral, escolas do campo, indígenas, quilombolas e também nas ilhas. (As informações são da Agência Estadual de Notícias)