A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa oficializou, por meio de decretos publicados na edição ordinária nº 4356 do Diário Oficial, nesta terça-feira (14), a nomeação da nova estrutura de comando da Guarda Civil Municipal (GCM).
Os cargos foram definidos pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt, com mandatos válidos por dois anos, de 4 de outubro de 2025 até 3 de outubro de 2027.
Liderança
O GCM Inspetor Alessandro de Macedo foi nomeado como novo Comandante da Guarda Civil Municipal (cargo que já vinha exercendo)assumindo a liderança da corporação vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública.
Já o cargo de Subcomandante será ocupado pelo GCM Inspetor Flavio Pitela, também nomeado para o mesmo período.
Divisões operacionais reforçadas
Além das nomeações para os cargos de comando, foram definidos os responsáveis pelas principais divisões operacionais da GCM:
Edinei Luiz de Andrade será o Chefe da Divisão Operacional, com possibilidade de recondução por mais dois anos.
Lula Maria Flizicoski assume a Divisão Administrativa e de Recursos Humanos, reforçando a gestão interna da corporação.
João Marcos dos Santos Nogueira será responsável pela Divisão Patrimonial e Policiamento de Proximidade, voltada à proteção de bens públicos e à atuação comunitária.
Rodrigo de Oliveira Almeida comandará a Divisão de Ensino, responsável pela capacitação e formação dos agentes.
Luis Luciano Martins liderará a Divisão de Tecnologia, voltada à modernização dos sistemas e equipamentos da GCM.
Legalidade e vigência
As nomeações foram realizadas com base nos artigos 12 a 15 e no artigo 43-B da Lei Municipal nº 14.649/2023, e entram em vigor na data de sua publicação.
Todos os decretos foram assinados digitalmente pela prefeita Elizabeth Schmidt e pelo procurador geral do município, Gustavo Schemim da Matta.