Fechar
Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Esportes 14/10/2025

Brasil sofre derrota de virada para o Japão

O segundo tempo foi marcado por falhas individuais

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Brasil sofre derrota de virada para o Japão

O Brasil saiu na frente abrindo 2x0 no primeiro tempo, mostrando paciência na criação de jogo. Mas o segundo tempo foi algo para se esquecer. Fabrício Bruno acabou entregando o primeiro gol japonês, além de marcar contra o empate. Para fechar a noite, Hugo Souza não conseguiu encaixar a bola e rebateu para o próprio gol. Sem contar a atuação de Carlos Augusto que não ganhou nenhum duelo na partida. 

O resultado da partida marcou a primeira derrota brasileira para o Japão na história. Ancelotti promoveu oito mudanças no time titular, para enfrentar o Japão nesta terça-feira (14). O treinador italiano manteve a dupla de volantes Casemiro e Bruno Guimarães, além de Vinicius Jr no ataque. A equipe técnica promoveu alterações no restante da equipe.

O Brasil iniciou o jogo com um trio de meio campo, mas Lucas Paquetá alternou entre o terceiro homem de meio campo e uma dupla de ataque com Vinicius Jr. O astro do Real Madrid foi utilizado novamente pelo centro do ataque por Ancelotti, algo que foi visto no último amistoso contra a Coreia do Sul e principalmente no Real Madrid.

O Japão alternou entre pressão alta e bloco baixo na defesa, dificultando a criação brasileira. A Seleção Brasileira precisou de paciência para conseguir abrir o placar com Paulo Henrique e ampliar com Martinelli no primeiro tempo.

Primeiro tempo

A primeira chegada na área do Brasil foi aos nove minutos. Beraldo lançou para Vini Jr, o atacante não conseguiu o domínio e a bola acabou batendo em seu calcanhar, Martinelli ficou com a bola e tentou cruzar, mas acabou saindo um chute para fora.

O Japão respondeu aos 21 minutos. Doan fez grande jogada individual para cima de Carlos Augusto, encontrando Minamino. O capitão japonês bateu para a segunda trave e Ueda acabou perdendo uma chance clara, dentro da pequena área.

Depois de triangulação de passes do Brasil, a equipe chegou ao primeiro gol aos 21 minutos. Vinicius Jr recebeu pela esquerda e inverteu para Paulo Henrique. O lateral deixou com Bruno Guimarães que tabelou com Paquetá e enfiou para PH, invadindo o espaço o lateral bateu cruzado para deixar o Brasil na frente do marcador. 

Aos 31 minutos, em nova triangulação brasileira, Paquetá cavou para Martinelli, que sozinho bateu de perna esquerda cruzado para ampliar a vantagem para o Brasil. Lucas Paquetá tentou marcar o seu aos 35 minutos, mas a batida de fora da área foi isolada.

Segundo tempo

O Japão começou o segundo tempo pressionando. Logo aos quatro minutos, Kamada bateu da intermediária, porém o chute foi bloqueado por Paulo Henrique. Aos seis minutos, o Brasil tinha a bola dominada na defesa. Fabrício Bruno perdeu o equilíbrio e entregou a bola para Minamino dentro da área. O atacante japonês não perdoou e diminuiu o placar, batendo forte alto sem chances para Hugo Souza.

O Brasil respondeu com Casemiro aos 16 minutos. O volante invadiu a área e recebeu de Paquetá, mas a finalização saiu fraca.

A Seleção Japonesa chegou ao empate aos 17 minutos. Ito avança pela direita e cruzou para a segunda trave, Nakamura chegou batendo e contou com nova falha de Fabrício Bruno. O zagueiro do Cruzeiro tentou cortar a finalização e acabou marcando contra.

Aos 21 minutos, Matheus Cunha recolocou o Brasil na frente. Luiz Henrique recebeu na direita e cruzou para Cunha marcar o terceiro gol brasileiro, mas a arbitragem pegou o impedimento de Luiz Henrique na origem da jogada.

Em mais uma escapada do Japão pela ponta direita, Ito cruzou para Ueda. O centroavante cabeceou no travessão aos 24 minutos. Na cobrança de escanteio, Ito bateu para Ueda virar a partida, em falha de Hugo Souza.

Soma avançou pela ponta esquerda, cortou para o meio e bateu rasteiro em cima de Hugo Souza aos 30 minutos. Aos 41 minutos, o Japão voltou ao ataque com Ito, que fez boa jogada pela ponta esquerda e deixou para Tanaka bater de fora da área. A finalização foi em cima que Hugo que cedeu o escanteio.

Ficha técnica

Japão: Suzuki; Watanabe, Taniguchi e Suzuki; Doan (Mochizuki), Sano, Kamada (ogawa) e Nakamura (Soma); Kubo (Ito), Minamino (Tanaka) e Ueda (Machino). Treinador: Hajime Moriyasu

Brasil: Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Luiz Henrique (Estevão), Gabriel Martinelli (Rodrygo) e Vinicius Jr (Matheus Cunha). Treinador: Carlo Ancelotti. Foto: Thiago Ribeiro