Investigadoras e investigadores já trabalham para garantir ainda mais confiabilidade aos sistemas que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2026.
Até o próximo dia 17 de outubro, as pessoas inscritas no Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais estarão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para analisar os códigos-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais para, então, apresentar os planos de teste que serão executados na semana do evento, em dezembro.
O coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, apresentou a urna eletrônica e sua composição às investigadoras e aos investigadores. Ele ressaltou a segurança do dispositivo.
A edição de 2025 do Teste da Urna acontecerá de 1º a 5 de dezembro, quando, então, as pessoas que tiverem seus planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora comparecerão ao Tribunal para executá-los.
O intuito do evento é fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de ajudar no constante aprimoramento do processo eleitoral. (Com assessoria)