O Operário perdeu o clássico paranaense neste sábado (27), para o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada. A partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B foi decidida nos minutos iniciais, logo aos oito minutos Benavídez marcou o único gol da partida.
Com o resultado, o Fantasma manteve o tabu de não vencer a equipe da capital desde 2022. A derrota deixa o Operário na 11ª posição com 39 pontos. Já o Furacão chega a sete vitórias seguidas e dorme no G4, com 48 pontos.
Primeiro tempo
Logo aos 51 segundos, Diogo Mateus lançou para Rodrigo Rodrigues que invadiu a área pela direita e bateu em cima de Santos. Aos dois minutos, Boschilia avançou pela direita, cortou para o meio e finalizou de fora da área, mas não obteve sucesso.
O Athletico respondeu aos sete minutos, Esquivel bateu falta da intermediária direto e obrigou grande defesa Elias. Aos oito minutos, Patrick avançou pela ponta esquerda e cruzou para o segundo pau. Benavídez apareceu sozinho e abriu o placar de peixinho.
Aos 16 minutos, o Fantasma voltou ao ataque. Cristiano lançou para a área, Léo Gaúcho fez a casquinha para Miranda que bateu de primeira, mas isolou a finalização com a perna esquerda.
O Furacão voltou ao ataque aos 21 minutos, Patrick recebeu dentro da área e cruzou para Leozinho que ampliou a vantagem rubro negra de bicicleta, mas o impedimento na origem da jogada foi marcado. Kevin Viveros estava avançado no lançamento athleticano.
Em contra ataque a equipe da capital ficou próxima de ampliar a vantagem. Esquivel avançou pela esquerda e finalizou de fora da área, a bola raspou da trave de Elias aos 40 minutos.
O Operário respondeu aos 43 minutos, em cobrança de falta na intermediária. Boschilia bateu e a bola desviou na barreira, traindo o goleiro Santos que precisou fazer uma defesa em dois tempos para evitar o empate.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o treinador Alex colocou Kleiton para aumentar a velocidade do ataque alvinegro. A equipe teve controle da posse de bola, mas não conseguiu oferecer perigo ao gol Athleticano.
Aos 29 minutos, Boschilia bateu falta central rasteira. O chute foi no meio do gol, em cima do goleiro Santos. No minuto seguinte, Pedro Vilhena lançou Kleiton que perdeu na velocidade e foi desarmado por Léo, o rebote ficou com Daniel Amorim que bateu de primeira, mas não foi feliz na finalização.
O Athletico respondeu aos 32 minutos, Benavídez lançou Julimar que saiu no mano a mano com Elias, o atacante tentou driblar o goleiro alvinegro, mas não conseguiu e perdeu o gol, inacreditavelmente. No contra ataque o Fantasma levou perigo com Ademilson, o centroavante recebeu pela ponta esquerda e bateu forte, a bola desviou e chegou fraca para Santos.
O Athletico teve a chance de matar o jogo aos 48 minutos, Mendoza invadiu a área pela direita e finalizou para fora.
Ficha técnica
Athletico: Santos; Arthur Dias (Mendoza), Aguirre e Léo; Benavídez, Patrick (Raúl), Zapelli (Felipinho) e Esquivel; Leozinho (Dudu), Luiz Fernando (Julimar) e Kevin Viveros. Treinador: Odair Hellmann
Operário: Elias; Diogo Mateus (Thiaguinho), Miranda, Jaime Giraldo e Cristiano; Índio (Ademilson), Neto Paraíba (Pedro Vilhena), Juan Zuluaga e Boschilia; Rodrigo Rodrigues (Kleiton) e Léo Gaúcho (Daniel Amorim). Treinador: Alex de Souza
No próximo domingo (5), o Operário recebe o Remo, às 16h, no Germano Krüger. Já o Athletico viaja para Goiás, onde enfrenta o Atlético Goianiense, no Estádio Antônio Accioly, às 20h30. Ambas as partidas serão válidas pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Foto: André Jonsson/OFEC