Entrou em circulação, nesta semana, um novo modelo de ônibus para atendimento aos usuários do sistema de transporte coletivo urbano de Ponta Grossa.
Estão entrando nas ruas e terminais 15 novos veículos. Eles são equipados com ar-condicionado, tomadas USB, bancos mais confortáveis e câmeras de vigilância, além de serem mais silenciosos e menos poluentes.
Outros dez serão incluídos em 2026, inclusive modelos articulados.
A prefeita Elizabeth Schmidt destaca o salto de qualidade da experiência dos usuários com os novos veículos.
“Estamos mais uma vez subindo a régua da qualidade dos serviços à nossa população.
Este é o início de uma grande renovação da frota do transporte coletivo, com veículos mais silenciosos, com temperatura mais agradável, bancos mais confortáveis e com maior segurança, pois são dotados de câmeras de vigilância.
São os primeiros de muitos que virão”, afirma a prefeita.
O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luís Henrique Honesko, aponta que os novos veículos atenderão linhas com maior demanda por melhorias.
“Entre as linhas atendidas estão aquelas que apresentaram dificuldades de operação e reclamações de usuários, seguindo critérios de demanda e conforto. Esses trajetos terão uma melhoria significativa por meio dessa frota renovada”, ressalta Honesko.
Outro destaque é a redução na emissão de gases poluentes.
Os ônibus são equipados com tecnologias adaptadas às normas Euro 6, que estabelecem limites mais rigorosos para a emissão de poluentes em veículos a diesel, como óxidos de nitrogênio e partículas.
“Eles possuem um equipamento de pós-combustão que recupera os gases nocivos e faz com que o veículo seja menos poluente que os modelos de tecnologias anteriores”, explica Honesko.
Linhas contempladas
Cinco veículos já iniciaram a circulação e outros dez entrarão em operação nos próximos dias, atendendo as linhas Santa Paula, Santa Mônica, Barreto, Uvaranas/Nova Rússia, Parque dos Pinheiros, Chapada, Distrito Industrial, Hospital Universitário, Recanto Verde, Gralha Azul, Oficinas/Nova Rússia, Santa Maria/Ronda e Nossa Senhora das Graças. (Com assessorias)