Na última sexta-feira (12), o vereador Guilherme Mazer (PT) esteve em visita à Santa Cannabis, associação referência nacional na produção de óleo de cannabis medicinal.
Acompanhado de Regina Slompo de Lara, presidenta da Sobre Viver, Associação de Canábica de Ponta Grossa, Mazer conheceu o processo de produção, a estrutura laboratorial e as boas práticas que garantem a qualidade e segurança do tratamento de milhares de pacientes no país.
A visita faz parte da estratégia do mandato para ampliar o acesso à cannabis medicinal na cidade. Em Ponta Grossa, já está em vigor uma lei de autoria do Mandato Coletivo que garante a distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis para pacientes que têm indicação médica.
“A visita foi um momento de aprendizado e de inspiração. Conhecemos de perto um modelo que já transforma a vida de tantas pessoas e queremos trazer essa experiência para Ponta Grossa.
Nossa cidade já tem lei para garantir o acesso ao tratamento – agora o próximo passo é trabalhar para viabilizar a produção local, garantindo mais autonomia e menos custos para os pacientes e para o sistema de saúde.”, afirmou Mazer.
“A cannabis medicinal não é tabu, é ciência, é saúde pública. Estamos falando de dignidade para quem sofre com dores crônicas, epilepsia e outras doenças que podem ser tratadas com esses medicamentos.”, completou.
A expectativa do vereador é articular parcerias entre universidades, associações e poder público para desenvolver um polo de produção de cannabis medicinal em Ponta Grossa, fortalecendo a saúde pública e a economia local. (Com assessoria)