Nesta semana, os municípios de Tibagi, nos Campos Gerais, e Figueira, no Norte Pioneiro, recebem as atividades de tecnologia, ciência, lazer e empreendedorismo da Carreta da Inovação.
A ação é gratuita e acontece de terça-feira (16) a sexta-feira (19), das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Em Tibagi, a Carreta vai ficar estacionada na Praça Edmundo Mercer, nº34. Já em Figueira, as atividades acontecem na Praça Adhemar de Barros.
Com duas unidades itinerantes, a Carreta da inovação já passou por 60 cidades do Paraná.
A ideia é democratizar o acesso à inovação e a novas tecnologias para pessoas de todas as idades, por meio de oficinas, workshops, palestras e experiências práticas.
A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Segundo o secretário da Inovação e IA, o projeto representa uma oportunidade de aproximar e criar interesse de jovens e crianças sobre a carreira nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
“Para muitos, vai ser a primeira vez usando óculos de realidade virtual, ou vendo uma peça feita por meio de uma impressora 3D. Isso abre um caminho para ele, uma série de oportunidades para o futuro”, explica.
Os caminhões são adaptados como salas de aula, equipados com computadores, internet via satélite e recursos multimídia, além de impressoras 3D, óculos de realidade virtual e ferramentas de criação digital.
A programação completa e os próximos destinos são publicadas no perfil da SEIA no Instagram. (As informações são da Agência Estadual de Notícias)