Fechar
Quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Política 10/09/2025

'Tarifaço': Aliel e prefeitos debatem impactos com Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou que o Governo Federal está atuando em múltiplas frentes para reduzir os efeitos da medida norte-americana

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
'Tarifaço': Aliel e prefeitos debatem impactos com Alckmin

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) participou nesta terça-feira (9) de uma reunião em Brasília com prefeitos da região dos Campos Gerais e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

O encontro foi organizado pelos deputados federais Aliel e Beto Richa, que preside a Comissão de Indústria e Comércio e também participou do diálogo.
 

Durante a reunião, Aliel reforçou sua preocupação com as demandas apresentadas pelos prefeitos e lideranças regionais, destacando a gravidade da situação, mas também a necessidade de reconhecer os avanços que estão ocorrendo.

“Hoje tivemos muitas notícias positivas. Agradeço ao vice-presidente por ter recebido os prefeitos e prefeitas do Paraná, da nossa região dos Campos Gerais. Muitas medidas já estão sendo tomadas e outras já estão em andamento”, afirmou o parlamentar.

Aliel também destacou o papel do Congresso e a importância da Comissão de Indústria e Comércio na organização do encontro.

“Essa reunião foi organizada pela Comissão de Indústria e Comércio, da qual faço parte. O colegiado é presidido pelo deputado Beto Richa, que atuou em prol dessa agenda e também esteve conosco hoje. Falamos com muitos prefeitos sobre as situações das cidades. Com o devido cuidado e a negociação, o Governo está buscando alternativas para diminuir o impacto na vida, principalmente dos trabalhadores que estão sofrendo com essa questão”, completou.

Governo anuncia medidas

O vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou que o Governo Federal está atuando em múltiplas frentes para reduzir os efeitos da medida norte-americana.

“Tivemos uma reunião de trabalho muito proveitosa com prefeitos, vices e lideranças do setor produtivo tanto do Paraná quanto do Rio Grande do Sul. O presidente Lula nos deu ordem expressa: diálogo e negociação. Estamos trabalhando 24 horas por dia para excluir mais setores da taxação de 50% e ampliar a seção 232, também focando em segmentos que dependem mais da exportação”, destacou.

Alckmin ainda detalhou o pacote de mitigação já em andamento.

“Há uma medida provisória no Congresso e um PLP que prevê a dilação do pagamento de impostos, a abertura de um crédito de R$ 40 bilhões, com fundo garantidor e juros de 7,5% ao ano — podendo ser até menores para capital de giro e investimentos. Temos o drawback prorrogado por mais um ano e o Reintegra concedendo crédito de 3,1% para exportações destinadas a qualquer lugar do mundo”, citou.

O vice-presidente também mencionou as compras governamentais como alternativa, especialmente no setor de alimentos.

“Prefeituras e governo do Estado podem ajudar comprando alimentos e prestigiando aqueles que foram afetados pela questão da exportação. Estamos trabalhando para reverter esse quadro. Acolhi as ótimas sugestões que foram feitas. Agradeço ao deputado Aliel e também ao deputado Beto Richa pela importante contribuição”, finalizou

(com assessoria)