Fechar
Quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Ponta Grossa 10/09/2025

Küller apoia projeto inovador para inclusão de pessoas com autismo no Paraná

A proposta busca capacitar profissionais da saúde, educação e assistência social para a aplicação correta da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Küller apoia projeto inovador para inclusão de pessoas com autismo no Paraná

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Küller (MDB), reuniu-se nesta terça-feira (9) com o empresário Victor Gomes e Fernando José Alves Nascimento, da Kahal Soluções e Inovações, para conhecer o projeto “ABA Essencial”.

O encontro teve como objetivo apresentar a iniciativa que pretende transformar a forma como o Paraná acolhe, educa e inclui pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A proposta busca capacitar profissionais da saúde, educação e assistência social para a aplicação correta da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), metodologia reconhecida mundialmente por sua eficácia.

Durante a reunião, Küller destacou a importância da iniciativa para as famílias que convivem com o autismo.

“Sou pai de um rapaz autista e sei, na prática, como muitas famílias enfrentam dificuldades por falta de apoio técnico e políticas públicas adequadas. Projetos como esse representam esperança e transformação, por isso me comprometi a destinar uma emenda impositiva no próximo ano para colaborar com sua concretização”, afirmou.

De acordo com Victor Gomes, fundador da Kahal, o diferencial do projeto está na junção de conhecimento científico e gestão eficiente.

“Queremos oferecer ferramentas práticas para que profissionais das redes de saúde, educação e assistência social atuem de maneira qualificada. O Paraná tem a chance de se tornar referência nacional em inclusão, mostrando que é possível unir ciência, gestão e responsabilidade social em benefício das pessoas com autismo e suas famílias”, disse.

A condução da iniciativa envolve a expertise clínica da fonoaudióloga Gabriela Lourenço dos Santos, da Clínica Conecta ABA, e a gestão estratégica e jurídica da Kahal Soluções e Inovações.

Os resultados esperados incluem a formação de profissionais aptos a aplicar práticas baseadas em evidências, a transformação de ambientes escolares em centros de intervenção precoce, o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e a projeção do Paraná como estado pioneiro em políticas de intervenção comportamental.

(com assessorias)