O mercado fechou na última terça-feira (2). Os últimos dias da janela de transferências foi movimentado na Vila Oficinas. O Operário fez mudanças no seu elenco e anúncios duas chegadas. Como já noticiado no blog, o alvinegro tinha um dos elencos mais numerosos do Campeonato Brasileiro Série B, entretanto, durante a janela liberou diversos jogadores que não estavam sendo utilizados.
Chegadas
Na segunda-feira (1), o volante de 30 anos, Charles Raphael chegou à Ponta Grossa para reforçar o elenco alvinegro. O jogador estava atuando pelo Ypiranga-RS, pela equipe gaúcha o atleta atuou como volante e zagueiro mostrando versatilidade. Em 2025, Charles disputou 24 partidas e fez 2 gols.
O jogador tem passagem por Remo, Londrina e Volta Redonda - onde conquistou o título do Campeonato Brasileiro Série C de 2024. Charles tem como características principais sua força física, marcação e jogo aéreo. “É um passo importante na minha trajetória. Venho para o Operário determinado a deixar minha marca e contribuir com muita dedicação e qualidade dentro de campo”, afirma o atleta.
Outro jogador que chegou em Ponta Grossa é o meia Pedro Vilhena, de 23 anos. O atleta é formado nas categorias de base do São Paulo, com passagens pela Seleção Brasileira Sub-17. Pedro estreou no profissional do tricolor paulista em 2023. Na temporada passada esteve emprestado ao Sport e participou da campanha de acesso da equipe ao Brasileirão Série A.
Em 2025, esteve emprestado à Ponte Preta, onde disputou oito partidas durante o Campeonato Paulista. O jogador tem a visão de jogo e capacidade de articulação como suas principais características. “Fico feliz em chegar ao Operário e fazer parte de um projeto sério. Estou ansioso para desenvolver e contribuir com entregas dentro de campo, conquistar meu espaço e ajudar o Fantasma a alcançar os objetivos da temporada,” declara. Pedro chega com contrato definitivo até o final de 2026.
Saídas
O Operário anunciou a rescisão em comum acordo com o meia atacante Jhemerson, na última terça-feira (2). O jogador participou da campanha do título do Campeonato Paranaense 2025. Com a camisa alvinegra, somou nove partidas.
O zagueiro Joseph também deixou o clube. O atleta foi negociado com a equipe do Zakho Sport Club, do Iraque. O atleta chegou no segundo semestre de 2023 e durante os dois anos em Ponta Grossa se tornou um dos capitães do Operário.
Com a camisa alvinegra, Joseph disputou 70 partidas e conquistou o acesso para a Série, além do título do Campeonato Paranaense em 2025.
Os meias Pedro Lucas e Jean Lucas devem ter seus contratos rescindidos pelo Operário. Pedro já passou do limite de sete jogos na Série B e não poderá reforçar outra equipe do torneio. Já Jean ainda não estreou na competição.
Com a camisa do Operário, Jean Lucas fez um gol nas 18 partidas disputadas. Já Pedro Lucas tem duas assistências nos 18 jogos feitos em 2025. O meia chegou no ano passado e durante toda sua passagem em Ponta Grossa fez 38 partidas com quatro assistências distribuídas.
Elenco fechado
Com o fim da janela de transferência o Operário deve manter este elenco até o fim da temporada. Jogadores que estão livres no mercado ainda podem ser contratados. Alex tem em seu plantel à disposição os seguintes jogadores:
Goleiros: Elias, Talles, Lucas Wingert e Wagner;
Defensores: Miranda, Jaime Giraldo, André Dantas, Ryan Santos, Gabriel Feliciano, Jefferson, Cristiano, Thales Oleques, Diogo Mateus e Gabriel Souza;
Meias: Índio, Charles Rafael, Zé Pagliarini, Léo Silva, Thiaguinho, Léo Cittadini, Pedro Vilhena, Juan Zuluaga, Thiago Medeiros, Neto Paraíba e Boschilia;
Atacantes: Kauã Gomes, Kleiton Pego, Ronald, Vitor Pernambucano, Filipe Claudino, Rodrigo Rodrigues, Mingotti, Brenno, Dudu Mosconi, Ademilson, Matheus Souza e Daniel Amorim. (Com informações de assessoria. Foto: André Jonsson)