A tecnologia está cada vez mais presente nas atividades da Rede Municipal de Ensino em Ponta Grossa. Além dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) e das aulas de robótica para os alunos das Escolas Municipais, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, também investe em telas interativas pedagógicas, que tornam a aprendizagem ainda mais dinâmica nas diversas disciplinas do currículo.
Com as telas de 75 polegadas, que já estão presentes em todas as 88 escolas da Rede Municipal, os professores fazem apresentações, jogos, exercícios e desenhos, além de exibir imagens e vídeos para tornar as aulas mais ricas e interessantes. A função sensível ao toque permite que os alunos interajam diretamente com os conteúdos, deixando o aprendizado mais envolvente, divertido e, acima de tudo, interativo.
“A gente percebe essa dinâmica diferente a cada aula, a cada atividade. Conseguimos trazer os conteúdos de várias disciplinas de uma forma que a aprendizagem fica mais atrativa e com a possibilidade da participação dos alunos de forma direta. Isso sem contar que a utilização das telas nos dá a possibilidade de trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar”, conta a professora Fernanda Geron, que já atua há 15 anos na Escola Municipal Minervina Scudlareck.
Na última semana, inclusive, uma das turmas da professora Fernanda participou de uma aula especial sobre o escritor Monteiro Lobato, em que, além dos ensinamentos convencionais, as telas interativas foram utilizadas para a apresentação e a revisão dos conteúdos em uma dinâmica de quiz.
A secretária de Educação, Joana D’Arc Panzarini, explica que as telas funcionam como um quadro infinito e que os profissionais responsáveis receberam treinamento para a utilização do dispositivo. “As telas representam mais recursos para os professores. Todo esse aparato tecnológico faz parte do nosso compromisso com o fortalecimento da Educação, trabalhando de forma constante para que nossos profissionais possam demonstrar os ótimos resultados obtidos nas escolas”, ressalta. (Com assessoria. Foto: Henry Milléo/PMPG)