Fechar
Quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Ponta Grossa 21/08/2025

Prefeitura reduz tempo de espera por consultas e exames com especialistas em PG

Em especialidades como cardiologia e ortopedia, a fila por consultas diminuiu, em média, 60% durante o 1º semestre de 2025

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura reduz tempo de espera por consultas e exames com especialistas em PG

Com a ampliação constante dos investimentos na área da saúde, a Prefeitura de Ponta Grossa fechou o 1º semestre de 2025 com números expressivos na redução do tempo de espera para consultas com especialistas no município. De janeiro a junho deste ano, quase 100 mil consultas com especialistas foram agendadas, e a redução no número de pacientes na fila de especialidades como cardiologia e ortopedia chegou, em média, a 60%.

Outra especialidade com uma redução expressiva no tempo de espera e no número de pacientes aguardando por consultas é a psiquiatria, com uma queda de 80%. Já na oftalmologia, por exemplo, o município está conseguindo atender a uma demanda que chegou a contar com 8 mil pessoas no aguardo de consultas e exames dessa especialidade.

Os resultados são fruto da boa gestão dos recursos públicos e da parceria com o Governo do Paraná: juntos, Prefeitura e Estado já investiram R$ 15 milhões em 2025 só no segmento de consultas e exames especializados. “Ações como a organização das equipes, o planejamento estratégico e as parcerias para ampliar a rede de atendimento, aumentando a oferta de serviços, são fundamentais para atender à demanda reprimida e reduzir o tempo de espera”, explica a prefeita Elizabeth Schmidt.

A partir dos avanços significativos conquistados no período, o tempo médio entre a solicitação, o agendamento e a consulta para essas especialidades foi reduzido para cerca de 30 dias. “Além disso, temos serviços como hematologia e tomografia, em que a solicitação dos pacientes é inserida no sistema e os agendamentos são feitos já para a semana seguinte”, conta a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Liliam Brandalise.

Mais avanços

Além do trabalho intenso para atender à alta demanda por consultas com especialistas, o pacote de obras para melhorar ainda mais a saúde e o atendimento à população de Ponta Grossa não para por aí: os investimentos da Prefeitura no setor incluem a reforma e modernização de mais de 50 unidades de saúde (com mais da metade delas já concluída), a construção da nova UPA Uvaranas e dos novos superpostos Panamá e Borato, além dos superpostos na Vila Cipa e Jardim Royal (que estão em obras). Juntamente com os prédios novos e reformados, mais de 60 médicos e quase 300 novos profissionais de saúde foram contratados para atender os ponta-grossenses. (Com assessoria. Foto: Divulgação)