Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador Guilherme Mazer (PT) documentou uma inspeção ambiental no Rio Tibagi, acompanhado por pescadores conservacionistas, para denunciar quatro graves problemas que ameaçam a biodiversidade e a saúde do ecossistema local.
O primeiro ponto identificado é a situação crítica do efluente da estação de tratamento de esgoto da Sanepar no Cará Cará, onde há excesso de lodo e odor insuportável. Em seguida, o vereador registrou o aumento significativo de lixo no rio após a troca da concessionária que faz a gestão da BR-376, com acúmulo de plásticos e uso de um barco como eco-barreira improvisada.
Outro problema é o assoreamento da desembocadura do Cará-Cará no Tibagi, somado à contaminação por chorume do Botucuara, que atinge um córrego na região da Comunidade Emiliano Zapata. A falta de preservação da Área de Proteção Permanente (APP) nas margens do rio também agrava a erosão e outros impactos ambientais.
“Estamos falando da vida do nosso rio e da saúde da nossa população. O que vimos aqui é fruto do descaso e da falta de fiscalização. Não basta tratar esgoto e recolher lixo na teoria; precisamos de ações concretas para proteger o Tibagi e garantir um futuro sustentável para Ponta Grossa”, afirmou o vereador Guilherme Mazer. (Com assessoria. Foto: Divulgação)