Fechar
Sexta-feira, 08 de agosto de 2025
Sexta-feira, 08 de agosto de 2025
Castro 07/08/2025

Senar lança pedra fundamental do Centro de Excelência em Leite durante Agroleite

Complexo será formado por oito blocos de salas de aula e laboratórios e terá uma área construída de 4,3 mil m². Investimentos podem chegar a R$ 40 milhões

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Senar lança pedra fundamental do Centro de Excelência em Leite durante Agroleite

Durante o segundo dia do Agroleite, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou a pedra fundamental do Centro de Excelência em Leite, um complexo educacional que ofertará cursos profissionalizantes voltados à qualificação de jovens para a cadeia do leite.

O empreendimento será construído em uma área de quatro hectares, ao lado do Castrolanda Expocenter, com 4,3 mil m² de área construída, distribuídos em oito blocos de salas de aula e laboratórios. Os investimentos previstos podem chegar a R$ 40 milhões. A expectativa é que o Centro inicie suas atividades em 2027, com capacidade para formar até 500 profissionais por ano.

“Estamos conquistando para Castro toda a infraestrutura necessária de ensino tecnológico para transformar nossa cidade e região em um polo de desenvolvimento e prosperidade. Em nome de todos os castrenses, o nosso muito obrigado”, afirmou o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, durante seu discurso.

Ele também reforçou o compromisso da Prefeitura com as obras viárias e de infraestrutura no entorno do empreendimento.

Durante o evento, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a produção leiteira do município e do Paraná e importância da qualificação da mão de obra para a manutenção dos bons resultados. “Os jovens são o futuro da agropecuária nacional e possuem uma grande responsabilidade”, disse.

Ele ressaltou ainda o trabalho conjunto do Sistema FAEP, Sistema CNA, Cooperativa Castrolanda e prefeitura de Castro para concretizar a instalação do Centro de Excelência em Leite.

Reconhecida como a Capital Nacional do Leite, Castro foi escolhida por ser uma das principais bacias leiteiras do mundo com um rebanho de mais de 53,4 mil vacas ordenhadas, com produção média anual de 8,4 mil litros por vaca/ano. Segundo Meneguette, a expectativa é que o Centro seja uma referência a nível nacional. “Todas as pessoas que queiram aprender sobre leite deverão passar por aqui”, disse.

Para o presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros Gomes, o centro é um adicional a cadeia do leite já consolidada no município. “A gente passa a ter um processo de difusão tecnológica e de formação profissional, isso ai, sem dúvidas, gera uma nova força para a economia local e presta um grande serviço à região, ao Paraná e ao Brasil”, disse.