Blog do Doc
Cavalgada São Luiz do Purunã
Lavandário Carambeí
Gralha Azul
Fechar
Sexta-feira, 25 de julho de 2025
Sexta-feira, 25 de julho de 2025
Destaques 23/07/2025

“Os Dois Perdidos” chegam ao Festival Prosiá para provocar reflexões sobre a exclusão social

A peça procura destacar a relação entre os personagens, fazendo um recorte preciso dessas dinâmicas e buscando humanizar esses homens marginalizados que lutam para sobreviver

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
“Os Dois Perdidos” chegam ao Festival Prosiá para provocar reflexões sobre a exclusão social

O Grupo de Teatro da Diálogos Culturais apresenta nesta quarta-feira (23), no Festival Prosiá, promovido pelo Coletivo Cacareco, o espetáculo “Os Dois Perdidos”, uma adaptação da peça “Os Dois Perdidos Numa Noite Suja”, do consagrado dramaturgo brasileiro Plínio Marcos.

A dramaturgia foi adaptada e dirigida por Gabriel Vernek, que procurou destacar a relação entre os personagens, fazendo um recorte preciso dessas dinâmicas e buscando humanizar esses homens marginalizados que lutam para sobreviver. O resultado é uma peça que revela a complexidade, a vulnerabilidade e a força desses personagens.

O elenco é formado por Luiz Slompo e Vinicius Alexandre, que dão vida a esses personagens complexos e profundos, enquanto a cenografia fica a cargo de Nessandra Cordeiro, que cria o ambiente íntimo e simbólico onde a história se desenrola.

Para o diretor do Grupo Diálogos Culturais, Eziquiel Ramos, participar de eventos como esse, que valorizam os artistas da cidade, é fundamental. “Além de dar oportunidade para que o público local conheça artistas de outras regiões, faz com que Ponta Grossa respire teatro por alguns dias, fortalecendo a cena cultural da cidade”, destaca.

A apresentação será realizada hoje, quarta-feira, às 19 horas, no Estação Saudade, com entrada franca.

Na trama, dois homens marginalizados dividem um quarto enquanto enfrentam os desafios da exclusão social, revelando, em meio a tensões e afetos, a dureza da realidade urbana e a solidão do homem contemporâneo. A adaptação mantém a potência do texto original, mas traz uma leitura atualizada e sensível.

Plínio Marcos (1935–1999) é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, conhecido por sua escrita direta e visceral, retratando personagens invisibilizados pela sociedade e explorando temas como violência, exclusão e resistência. (Com assessoria. Foto: Divulgação)