Fechar
Quinta-feira, 10 de julho de 2025
Quinta-feira, 10 de julho de 2025
Castro 09/07/2025

Mais de 8,5 mil alunos entram em férias escolares nesta quinta (10) em Castro

Retorno das atividades será dia 28 de julho em 14 Cmeis, 19 escolas e seis escolas de campo na rede municipal

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Mais de 8,5 mil alunos entram em férias escolares nesta quinta (10) em Castro

Chega ao fim nesta quarta-feira (9) o primeiro semestre letivo na rede municipal de ensino de Castro. A partir desta quinta (10), 8.595 alunos entram em férias, por 18 dias, nos 14 centros municipais de educação infantil (Cmeis), 19 escolas municipais e seis escolas de campo do Município.

Para as crianças, o retorno às aulas será no dia 28 de julho, mas os 1.052 professores da Secretaria de Educação já têm atividade programada para dia 25, quando acontece o Dia de Estudo e Planejamento, em preparação para o segundo semestre. Já os 355 servidores continuarão trabalhando em regime de escala durante o recesso.

“Foi um período de adaptação para os novos diretores e coordenadores das unidades escolares, eleitos ano passado. A Secretaria também foi reestruturada, mas demos continuidade a projetos que já eram bem aceitos, como o da leitura e o judô nas escolas integrais e Cmeis. Trabalhamos com base em eixos, cinco pedagógicos e cinco estruturantes. Um deles é novo, o da Inclusão, que foi um passo importante para dar início a um trabalho mais consistente no atendimento às crianças com deficiência e neurodivergentes. Também já temos um projeto em andamento nessa área, que será lançando no segundo semestre”, destaca da secretária da pasta, Luciane Farias.

De acordo com a secretária, outra ação marcante deste ano também foi a criação de metas personalizadas em cada unidade escolar, em conjunto com os professores. “Temos tido ótimos resultados”, pontua.

Luciane salienta ainda a parceria com o Núcleo de Cooperação Pedagógica dos Municípios (NCPM), do Governo do Estado, com o envio de novos materiais, diversificados, voltados para as metas do Sistema de Avaliação da Educação Básica [Saeb], “que envolve professores dos quintos anos numa prática de aprendizagem mais significativa”.

Outro avanço importante na Educação de Castro, conforme Luciane, são as reformas de dois Cmeis. “Está em fase final a reforma do Cmei Turma do Pererê, no Tronco, que devemos entregar no início de agosto, e estamos trabalhando na obra da reforma do Cmei Ciranda do Saber, no Cantagalo”, conta.

A recomposição do quadro de pessoal da Secretaria é ainda, na avaliação da secretária, uma ação relevante da Gestão no semestre. “Já chamamos mais de 70 professores do último concurso para assumirem suas funções e teremos outras contratações de efetivos para elevar a qualidade do ensino. E estamos em processo de seleção de novos estagiários, que são essenciais”, finaliza.

A Secretaria Municipal de Educação também investiu cerca de R$ 1,9 milhão em materiais escolares e uniformes que foram distribuídos para todos os estudantes. (Com assessoria. Foto: Daniel Calvo)