O Ministério da Saúde oficializou, na última terça-feira (17), a habilitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para os municípios de Palmeira, Ipiranga, Ortigueira e Tunas do Paraná. As portarias foram publicadas em Diário Oficial da União.
A medida, que foi comemorada pelo deputado federal Aliel Machado (PV-PR), assegura repasses superiores a R$ 200 mil anuais para cada cidade, fortalecendo o atendimento de urgência e emergência em toda a região.
Aliel falou sobre a importância da conquista para as cidades. “Esta habilitação é fruto de diálogo permanente entre as prefeituras e o Governo Federal. São investimentos que contribuem para que tenhamos mais ambulâncias equipadas, profissionais capacitados e, principalmente, mais vidas salvas”, afirmou o deputado.
Com a habilitação dessas quatro cidades, a cobertura do Samu nos Campos Gerais e na Região Metropolitana ganha ainda mais força. Os recursos federais serão destinados à aquisição de insumos, manutenção de viaturas, treinamento de equipes e custeio operacional do serviço. (Com assessoria. Foto: Divulgação)