Fechar
Sexta-feira, 13 de junho de 2025
Sexta-feira, 13 de junho de 2025
Ponta Grossa 12/06/2025

Prefeitura convoca pais para vacinação contra o sarampo a partir do dia 16

Vacinas são destinadas a crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias; doses estarão disponíveis em todas as Unidades com Sala de Vacina

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura convoca pais para vacinação contra o sarampo a partir do dia 16

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inicia na próxima segunda-feira (16) a campanha de vacinação contra o sarampo, voltada exclusivamente a crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade. A mobilização segue recomendação do Ministério da Saúde, em razão de casos recentes registrados no Brasil.

Segundo a coordenadora do Departamento de Imunização da FMS, Stela Godoy, a medida é preventiva e tem como objetivo proteger as crianças mais vulneráveis à infecção. “A vacinação é a forma mais eficaz de evitar que o sarampo volte a circular no município. A dose aplicada agora, conhecida como ‘Dose Zero’, não substitui as demais do calendário vacinal, mas oferece uma proteção adicional contra a doença”, explica.

A imunização estará disponível em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Sala de Vacina, no Centro Vacina PG e também durante as ações itinerantes do Ônibus da Vacina. A aplicação pode ser feita em qualquer unidade, de acordo com a região de referência da família. A vacina será adequada à faixa etária: crianças de 6 a 8 meses receberão a Dupla Viral (sarampo e rubéola), enquanto as de 9 meses a 11 meses e 29 dias receberão a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

A presidente da FMS, Liliam Brandalise, reforça a importância da adesão dos pais e responsáveis. “Essa é uma ação de proteção coletiva. A meta é imunizar o maior número possível de crianças dessa faixa etária, para evitar que a doença volte a circular em nossa cidade. Contamos com a participação ativa da população”, destaca.

Pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança e um documento com foto. A vacinação é gratuita.

Nota técnica

A aplicação da Dose Zero foi recomendada pelo Ministério da Saúde em áreas consideradas de risco para a reintrodução do vírus, como regiões turísticas ou com grande fluxo populacional. Embora o Brasil tenha sido certificado como área livre do sarampo, o país enfrenta risco de reintrodução devido ao aumento de casos em todo o continente. No Paraná, as doses foram enviadas a 63 municípios de diferentes regiões do Estado. (Com assessoria. Foto: Divulgação)