O meia boliviano Miguelito foi suspenso por cinco partidas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no julgamento sobre acusação de injúria racial contra o atacante do Operário, Allano. O clube mineiro vai entrar com pedido de efeito suspensivo para que o jogador seja liberado para atuar até novo julgamento.
O caso aconteceu na partida entre Operário e América-MG, válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Por volta dos 30 minutos de partida o atacante alvinegro fez a denúncia sobre falas do boliviano, a equipe de arbitragem paralisou a partida com o protocolo antirracismo. Depois da partida ambos os jogadores foram encaminhados para a delegacia, em que Miguelito foi preso em flagrante após os depoimentos. No dia seguinte o jogador foi liberado, mas desde então está suspenso de forma preventiva.
O departamento jurídico do América contratou um laudo pericial e por meio de leitura labial dos envolvidos, sustenta a defesa. O material coletado teria indicado que Jacy, testemunha ouvida pela polícia, disse não ter escutado o que foi dito por Miguelito.
A investigação segue e o Ministério Público pode denunciar o atleta. A Polícia Civil já estabeleceu contato com os canais de transmissão para obter imagens que possam ter registrado o caso. Foto: Mourão Panda