Na noite da última segunda-feira (7), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) celebrou a posse da nova gestão da Procuradoria da Mulher. Compõem a nova gestão até 2026 as vereadoras Enfermeira Marisleidy (PMB), no cargo de procuradora; e Teka dos Animais (União Brasil), no posto de procuradora-adjunta. O evento contou com diversas autoridades mulheres, em especial, a chefe do Executivo, Elizabeth Schmidt (União Brasil).
Primeira Procuradora da Mulher no Legislativo Municipal, em 2024, a vereadora Joce Canto (PP) destacou a luta pela conquista da Procuradoria da Mulher de Ponta Grossa. “É um dia de muita felicidade. Passar um trabalho que a gente iniciou com muita luta, lá em 2021, quando no Paraná já existiam 44 Procuradorias da Mulher. E quando nós implantamos a Procuradoria aqui em Ponta Grossa, esse número era de 144. Então foram dois anos de muito trabalho para conseguirmos implantar. Eu já conversei com a Marisleidy, vi a garra que ela tem, e tenho certeza de que ela vai fazer um trabalho maravilhoso pelas nossas mulheres”, disse a vereadora.
Durante a cerimônia, a nova Procuradora da Mulher, vereadora Enfermeira Marisleidy (PMB), reforçou que a Procuradoria está de portas abertas para as demandas das mulheres de Ponta Grossa. “Fico muito contente pela indicação. A Procuradoria da Mulher é um poder que as mulheres têm aqui na Câmara Municipal. Quero ser uma representante que acolha as mulheres e que ouve as demandas delas. A Procuradoria está de portas abertas a todas que quiserem dialogar conosco”, afirmou.
Procuradora-adjunta, a vereadora Teka dos Animais (União Brasil) contou como a nova gestão pretende atuar para atender às demandas das mulheres. “Sofremos diversos tipos de violência, seja física, mental e verbal. Então nós queremos utilizar da Procuradoria da Mulher para levar informação para as mulheres nas comunidades, conscientizar elas sobre a importância de não se calar diante de práticas violentas dentro e fora de casa”, disse.
O presidente do Legislativo, vereador Julio Kuller (MDB), falou sobre a importância da Procuradoria da Mulher. “Empossamos as novas Procuradoras da Mulher na Câmara Municipal de Ponta Grossa, fortalecendo a escuta, o acolhimento e a defesa dos direitos das mulheres. Com transparência, compromisso e valores cristãos, seguimos construindo uma política mais próxima, humana e transformadora”, destacou.
Sobre a Procuradoria da Mulher
A Procuradoria busca promover a participação efetiva das mulheres nos órgãos e atividades da Câmara Municipal. Busca zelar pela igualdade de gênero e combater a violência e a discriminação contra as mulheres. Entre as atribuições da Procuradoria estão receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar a execução de programas municipais voltados à igualdade de gênero.
Além disso, a procuradoria também deve cooperar com a estruturação da rede de proteção à mulher; promover pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher; incentivar e orientar a participação das mulheres na política, entre outras atividades.