A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) inicia, nesta segunda-feira (17), as sessões ordinárias da 19ª legislatura. A sessão, marcada para começar às 14h, será transmitida pela página do Facebook do Legislativo e pelo site oficial da instituição.
O presidente da CMPG, Julio Küller (MDB), lembra que o início do período legislativo marca um momento importante para a Casa. “Parte dos atuais vereadores está chegando pela primeira vez aqui na Casa, para eles é uma experiência única. Para nós que já temos alguma experiência também é um momento importante de dar continuidade ao trabalho que tem sido feito e que a população nos honrou em continuar”, explica.
JK destaca que o Legislativo inicia o período com as comissões permanentes já formadas - a formação foi feita em janeiro, durante uma sessão extraordinária. “A formação das comissões fixas adianta e muito alguns trâmites da Casa de Leis. Temos projetos importantíssimos para votar que precisam passar pelas comissões, receber pareceres e, eventualmente, ajustes”, explica Julio.
Küller lembra ainda que o ano de 2025 começa com a Câmara se colocando mais próxima das demais instituições, de lideranças políticas e também da população. “Começaremos o ano recebendo deputados que irão prestar contas na Casa de Leis do que tem feito por Ponta Grossa, além disso, tenho visitado e buscado diálogo com diversas instituições desde que assumi a presidência e, por fim, iniciaremos em breve o projeto Câmara nos Bairros”, salienta o presidente.
O Câmara nos Bairros é um projeto, encabeçado por Julio, que levará sessões da Casa de Leis aos bairros da cidade - neste ano, as sessões nos bairros devem acontecer a cada 60 dias e, em 2026, os encontros nos bairros serão realizados a cada 30 dias. “Muitas pessoas que votaram em nós, nunca nem mesmo entraram na Câmara. Queremos aproximar o Legislativo destas pessoas e faremos isso”, conta o presidente.
Ordem do dia
A ordem do dia da sessão desta segunda-feira (17) já foi divulgada pelo Departamento Legislativo (ela está disponível neste LINK. Entre os projetos a serem votados estão vetos a leis municipais, além de projetos de lei enviados pelo Executivo e propostas dos vereadores Zeca (União) e Joce Canto (PP). (Com assessoria)