O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, assume a presidência da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR). Ele substitui o ex-prefeito de Irati, Jorge Derbli. A nova mesa diretora do biênio de 2025-2026 eleita por unanimidade conta, ainda, com o prefeito de Irati Emiliano Gomes como vice-presidente, e o prefeito de Inácio Martins, Dimas Vier, como tesoureiro.
Já o prefeito de Rebouças, Laércio Cipriano, passa a integrar a Câmara Permanente de Agricultura e Meio Ambiente da AMCESPAR. Jasinski também assume a presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder).
Durante a solenidade de posse, Leandro Jasinski se comprometeu em trabalhar de forma harmoniosa com os nove prefeitos e enfatiza que a nova diretoria possui muitas demandas para atender, mas que está preparada para dar continuidade aos trabalhos, buscando promover projetos para o desenvolvimento regional.
“São prefeitos comprometidos. Eu vejo o entusiasmo, a animação de cada prefeito em estar podendo desenvolver o trabalho em seu município e também o trabalho regional. Porque é importante para cada um de nós, não só que cada município vá bem, mas que todos caminhem na mesma direção”, destaca o presidente.
Leandro Jasinski destacou que vai buscar atender o setor rural durante sua gestão e apontou que um dos primeiros problemas que deve ser solucionado é a queda de energia constante que afeta as áreas rurais dos municípios atendidos pela Copel na região da AMCESPAR, por isso, está em tratativa com a fornecedora de energia.
“A Copel se colocou à disposição para ajudar, para contribuir e pede a nossa colaboração também para estar informando essas oscilações que acontecem para eles agirem na maneira correta, no ponto específico e melhorar toda a questão da linha”, disse.
A nova diretoria da AMCESPAR também deve voltar seus trabalhos para as questões ligadas à BR-153. “Já no início nós já tivemos uma atuação neste mandato, junto com o prefeito Jorge Derbli e com os demais prefeitos. Fomos até o Ministério da Infraestrutura e Logística, conversamos com o ministro Renan Filho. Naquela ocasião ele autorizou a confecção dos projetos de revitalização e reforma de toda a BR-153 desse trecho que corta os nossos municípios”, relata Leandro. (Com assessoria)