A Prefeitura começou nesta semana a instalar 53 novas câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade e do interior de Castro. Três estão sendo instaladas no distrito do Socavão, duas no distrito do Abapan, duas no bairro do Tronco e o restante na área urbana. Com investimento de quase R$ 910 mil, os equipamentos foram entregues à Secretaria Municipal de Segurança Pública pela empresa CPN Tecnologia, vencedora da licitação. O prefeito Reinaldo Cardoso conheceu os equipamentos nesta terça-feira (14), destacou a importância do programa Muralha Digital e anunciou mais investimentos na área.
“Estamos cumprindo com nossos compromissos de campanha, fazendo a instalação das câmeras que são integradas com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Guarda Patrimonial. Com a criação do Conselho de Segurança, teremos essa cooperação de todas as forças”, disse.
Segundo Fábio do Prado Pinheiro, secretário de Segurança Pública do Município, a Prefeitura vai ampliar o Programa. “Na sequência, vamos instalar mais equipamentos para atingir outros prédios públicos e pontos da cidade”.
No kit de equipamentos também foram entregues monitores que vão compor a central de operação e monitoramento das câmeras. Uma sala na sede da Secretaria de Segurança Pública já está preparada para a instalação dos aparelhos. A Polícia Militar também terá uma central para o monitoramento que será 24 horas por dia.
Paulo Chandeliel, representante da empresa de tecnologia prestadora do serviço de monitoramento, explicou que das 53 câmeras, 30 têm capacidade de leitura de placas de veículos e as outras 23, bem maiores, têm capacidade de girar 36 graus e fazer um zoom de longa distância para a captura das imagens que são vistas em tempo real na central de monitoramento. “Elas podem fazer reconhecimento facial. O sistema já está criado e até o fim do mês todas as câmeras já estarão em pé”.
O vereador Investigador Ricardo também acompanhou a entrega oficial dos equipamentos de ressaltou que eles são um marco para a segurança pública do Município. “Vão ajudar muito no combate à criminalidade, tanto na prevenção como na repressão. Castro só tem a ganhar”, afirmou. Ricardo dos Santos adiantou que vai enviar um requerimento pedindo novos equipamentos para que sejam instalados em todos os prédios públicos.
Concursados
Durante a entrega, Reinaldo Cardoso informou também que a Prefeitura já está chamando 20 aprovados no concurso da Guarda Municipal que aguardavam vaga. “Já está em andamento, agora é só a parte burocrática”.
Secretaria de Estado
O prefeito ainda contou que nesta quarta-feira (15) tem agenda na Secretaria de Estado de Segurança Pública em Curitiba em busca de apoio ao Município. “Temos uma audiência com o secretário Coronel Hudson Teixeira para tratar de assuntos como a criação da Companhia Independente da Polícia Militar em Castro e a instalação de uma nova Delegacia, além de mais investimentos”. (Com assessoria)