O Governo do Estado vai reforçar a segurança para que o público aproveite com tranquilidade os shows do Verão Maior Paraná, que começam neste fim de semana em Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral. Nesta terça-feira (7), a Secretaria de Estado da Segurança Pública reuniu as forças para alinhar as ações e garantir um ambiente seguro quem estiver curtindo as apresentações, que são gratuitas.
O encontro de alinhamento reuniu a Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual, que farão um trabalho integrado nos locais das apresentações, que acontecem nas arenas montadas próximo ao Pico de Matinhos e no Centro de Eventos Mirassol, em Pontal do Paraná.
As forças de segurança pública do Estado preparam uma série de medidas de monitoramento, fiscalização e logística nas regiões que concentrarão o maior número de pessoas.
“Avaliamos todas as condições para os dias de shows para desenvolver um trabalho integrado entre as forças de segurança. Temos todo um plano de evacuação, se for necessário, e um plano de segurança que envolve também a Secretaria da Saúde, com ambulâncias disponíveis nos locais de show”, explicou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira.
“Teremos reforço no policiamento, no Corpo de Bombeiros e na estrutura de saúde do Litoral. Tudo está sendo organizado entre as secretarias para receber esse público da forma mais segura possível”, ressaltou.
Serão 33 shows ao longo da temporada, com 28 artistas, bandas e atrações de diferentes estilos no Litoral. Nesta sexta-feira (10) a banda Jota Quest sobe no palco de Matinhos, e o pagodeiro Péricles se apresenta em Pontal do Paraná. No sábado (11), Péricles retorna para mais uma apresentação, desta vez em Matinhos, enquanto o sertanejo Loubet toca em Pontal. No domingo (12) é a vez da dupla Matheus & Kauan embalar o público em Matinhos.
A expectativa é superar o público dos shows do ano passado, que reuniram mais de 1 milhão de pessoas no Litoral. A estimativa é de receber em média de 25 mil a 40 mil pessoas por show, com alguns deles podendo superar o público de 150 mil pessoas. O objetivo do trabalho integrado das forças de segurança é repetir o sucesso da operação de 2023/24, que apesar do grande número de pessoas assistindo, não teve registro de ocorrências durante os shows.
Reforço policial
A PMPR vai contar com um grande reforço no efetivo no perímetro dos show, além de cuidar do bloqueio das ruas do entorno. A corporação vai atuar com policiais com moto, cavalaria, módulos móveis com patrulhamento e plataforma de observação elevada com câmeras de identificação. Um helicóptero do Projeto Falcão também será usado antes e durante a dispersão dos shows.
“Além do efetivo já mobilizado para o Verão Maior Paraná rotineiramente, nos fins de semana de shows, um número maior de policiais será destacado para garantir a segurança de toda a população que estiver presente nos eventos”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva.
Ele orienta que o público adote medidas de segurança para evitar incidentes. “As pessoas podem trazer o seu cooler de bebidas, mas pedimos que evitem trazer vidros, porque podem ser arremessados para machucar outras pessoas ou ela própria pode se ferir. Nossa orientação é não trazer nenhum tipo de bebida em embalagem de vidro”, explicou.
Outra orientação é em relação ao trânsito. Um estacionamento deve ficar disponível próximo à arena de Matinhos, que geralmente concentra um público maior, para que as pessoas deixem o seu veículo. Elas terão o suporte da Polícia Militar para chegar a pé até o local do evento.
Saídas de emergência
Uma das medidas para garantir segurança do público que aproveita o Verão Maior Paraná é a implantação de saídas de emergência e pontos de gerenciamento de crise nos locais de show. Serão 12 saídas de emergência ao longo de toda a estrutura de Matinhos e seis em Pontal do Paraná, que serão organizadas com apoio dos brigadistas.
Embora nenhum incidente no mar tenha sido registrado no ano passado, guarda-vidas também serão destacados para atuar nos horários de show. Em caso de emergências, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Matinhos e Shangrilá vão funcionar como referência para o atendimento.
Em casos de média e alta complexidade, um helicóptero ficará à disposição para fazer o deslocamento até o Hospital Regional de Paranaguá.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, explicou que a corporação acompanha desde o início da montagem das estruturas, com a liberação do alvará para a realização dos shows. “Com isso, temos todas as dimensões de segurança, para possíveis evacuações em caso de acidentes ou se acontecer alguma situação particular dentro do evento”, disse.
“O Corpo de Bombeiros também estará no local com ambulâncias do Siate, e teremos à disposição uma aeronave própria para atendimento a vítimas, caso ocorra algum tipo de acidente. Estaremos ainda com guarda-vidas nos postos, caso alguma eventualidade ocorra na água”, destacou. “Também faremos um trabalho em conjunto com a Defesa Civil para ter uma atuação imediata na decisão de continuar ou não o show se houver chuvas ou tempestades”.
Meteorologia
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil também fará o acompanhamento em tempo real da situação climática nos dias de evento. Se houver necessidade, serão emitidos alertas via SMS e WhatsApp pelo menos seis horas antes dos shows. Além disso, os superpostes instalados na obra da Orla de Matinhos contam com para-raios para reforçar a segurança dos veranistas.
Em casos de eventos climáticos extremos, podem ser emitidos alertas através do Cell Broadcast. O sistema, que foi testado no ano passado em Morretes e União da Vitória, envia mensagem diretamente ao celular de quem está no perímetro da cidade, sem necessidade de inscrição prévia e sobrepondo-se aos aplicativos do aparelho.
"Faremos um trabalho junto com o Simepar, para que possamos fazer a verificação das condições de chuva, raios e rajadas de vento que possam impactar na realização ou não desses shows", ressaltou o major Marcos Vidal, da Defesa Civil Estadual.
Verão Maior Paraná
Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste. (Com assessoria)