Balanço da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, pasta da Prefeitura de Ponta Grossa responsável por oferecer soluções para ruas em más condições, galerias pluviais, erosões em ruas e outros problemas urbanos, realizou mais de 80 mil serviços para a população desde o início da gestão, em 2021. A SMSP também executou 22 quilômetros de pavimentação nova e 100 quilômetros de revitalização linear de ruas e avenidas, corrigindo milhares de defeitos nas vias.
Entre os serviços estão mais de cinco mil tampas e grelhas substituídas, mais de mil reparos em galerias, 64.800 manutenções na iluminação pública, quatro mil manutenções em vias pavimentadas e duas mil frentes de manutenções em vias não pavimentadas.
A prefeita Elizabeth Schmidt credita o alto desempenho da pasta ao empenho da gestão em oferecer soluções mais ágeis e duradouras para a cidade.
“A Secretaria de Serviços Públicos recebeu a atenção merecida, pois ela resolve problemas cotidianos que afetam diretamente a vida das pessoas. E fomos além. Por meio dela, estamos trazendo soluções muito mais duradouras, com eficiência e qualidade. Um destes principais trabalhos é a revitalização ampla de nossas ruas e avenidas, com nova pavimentação. Acabamos com uma sequência de tapa-buracos que atrapalhavam o trânsito e melhoramos a experiência de trafegar por Ponta Grossa”, analisa a prefeita.
O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques, elenca ainda a melhoria na iluminação pública, o aumento das equipes de serviço, a ampla revitalização e a nova rotatória na Avenida Dom Pedro II como pontos altos dos trabalhos.
“Conseguimos trazer soluções para vários problemas de nossa cidade, porque a prefeita Elizabeth aportou mais recursos e houve uma atenção maior. Na pavimentação, fizemos 20 vezes mais do que em outras gestões, avançamos demais na infraestrutura urbana. Isso traz uma sensação muito forte de qualidade de vida. Além disso, tínhamos oito equipes para atender os problemas localizados e hoje temos 40 equipes de trabalho”, comenta o secretário Eduardo Marques, gestor da pasta.
Desafios
O crescimento da cidade também traz desafios importantes. Um deles é a impermeabilização do solo, que aumenta a concentração e força das águas com rapidez durante as chuvas. Situações que já estão sendo encaradas, avalia Marques.
“Vivemos uma época de imprevisibilidade quanto à quantidade e concentração de chuvas, o que demandou um planejamento em relação à rede de galerias de nossa cidade. Em muitos locais a rede construída há algumas décadas não oferece mais a vazão necessária para o volume de águas. Por este motivo estamos investindo preventivamente nessa ampliação, com uma tubulação que tem o dobro do diâmetro, e também solucionando com rapidez os pontos onde as galerias apresentam erosões”, analisa Marques. (Com assessoria)