Com um discurso que reforça o compromisso de administrar o Município com a participação do povo pelos próximos quatro anos, Doutor Reinaldo Cardoso (MDB) foi diplomado prefeito de Castro (PR) nesta terça-feira (10). A solenidade de diplomação do chefe eleito para o Executivo, de seu vice Régis Moreno (PRD) e dos 13 vereadores eleitos aconteceu na Câmara de Vereadores sob a direção da juíza da 16ª Zona Eleitoral, Adriana Paiva.
“Recebemos da população essa determinação de mudança, porque nós pregamos isso. A mudança para a austeridade, para a transparência, para a participação coletiva através de conselhos e entidades. A mudança de postura, sem ódio, sem perseguição, mas em paz e de harmonia para a nossa cidade. Defendemos sempre os valores da família e religiosos. A população entendeu essa nossa mensagem e nos trouxe aqui. Temos que dar a resposta a esta gente que nos apoiou e transformar Castro naquilo que for o melhor possível. Que Deus nos mostre os caminhos e abençoe a todos nós para que possamos cumprir com tudo aquilo que prometemos”, afirmou Reinaldo.
O prefeito diplomado também parabenizou a juíza e o promotor do Ministério Público, Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro, pela atuação deles durante o pleito. “Quero cumprimentar a Justiça Eleitoral pela forma como conduziu a eleição, com imparcialidade, responsabilidade, justiça e principalmente com serenidade”.
Reinaldo ainda elogiou o atual prefeito Álvaro Telles e sua equipe pela forma gentil com que estão fazendo a transição. “Isso é muito importante. Quebrou-se o clima de disputa eleitoral”. Ele destacou, por fim, a renovação nas cadeiras de vereadores. “A população também está dando a vocês um voto de confiança para que assumam a postura do Legislativo, de fiscalização, de criação de leis, de defesa dos valores da sociedade, sempre pensando no bem coletivo e nunca no bem pessoal. Essa foi a mensagem que a população nos deu”, enfatizou.
Para a juíza Adriana Paiva, o poder conferido aos eleitos agora diplomados traz a grande responsabilidade de liderar, legislar e executar políticas públicas que atendam os anseios e necessidades do povo. “A população confiou nos senhores e agora é hora de honrar essa confiança com seriedade e compromisso com os princípios democráticos. Que os próximos quatro anos sejam de muito trabalho em nome dessa cidade e do seu povo”, desejou.
O promotor Esdras falou sobre o tamanho do poder de quem está à frente da gestão dos serviços básicos em Castro, como os de emergência em saúde que são oferecidos apenas pela Prefeitura, na cidade.
“É importante que isso seja usado para o bem da comunidade. Essa é a função do Ministério Público: controlar o poder. O poder vem do povo, com certeza, mas o poder não é absoluto. Nós vivemos em uma democracia, mas também vivemos numa república. Prefeitos e vereadores têm que trabalhar e agir de acordo com a legalidade”, pontuou o promotor, acrescentando que teve uma ótima impressão do prefeito e vice eleitos em uma primeira reunião que aconteceu logo após as eleições. “Pareceram ser pessoas da mais refinada índole, que têm uma capacidade de fazer um serviço apropriado para o povo e essa é a minha esperança”.
Também foram diplomados pela Justiça Eleitoral os vereadores eleitos:
Investigador Pedro (PP)
Fatima (Avante)
Pandorff (PP)
Jhonnathan Flugel (Republicanos)
Dr. Aldori (PRD)
Paulinho Farias (MDB)
Professor Kleber (PL)
Gerson Sutil (PSD)
Cezar do Povo (Republicanos)
Dr. Paulo Nuno Nocera (PL)
Professor João Paulo (Republicanos)
Investigador Ricardo (PSD)
Jovenil (Pode)
(Com assessoria)
Foto: Daniel Calvo