Fechar
Ter?a, 10 de dezembro de 2024
Ter?a, 10 de dezembro de 2024
Ponta Grossa 25/11/2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Os gabaritos, cadernos de prova e considerações sobre a redação já estão disponíveis no site da CPS; confira

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, na tarde deste domingo (24), o Processo Seletivo Seriado 2024 (PSS). Mais de 14.200 candidatos realizaram as provas das três etapas do PSS nos 50 locais de prova em 18 municípios do Paraná. Os gabaritos, cadernos de prova e considerações sobre a redação já estão disponíveis no site da CPS, confira AQUI.

“O PSS é uma forma descentralizada de ingresso na Universidade, que acompanha o aluno ano a ano, permitindo que ele possa fazer um estudo mais dedicado às matérias do ano em que ele está cursando”, explica o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto.

“É uma inovação que a Universidade Estadual de Ponta Grossa tem já há vários anos e mostra o nosso compromisso com a inclusão e também com a saúde mental dos nossos alunos, uma vez que eles não têm toda a sobrecarga de conteúdo num único processo, numa única prova”. O reitor parabenizou a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) pela organização do processo em 2024, bem como aos candidatos que participaram das provas, desejando sorte na conquista da vaga nos cursos da UEPG.

Ane Vitória Franco Cordeiro, estudante da Escola Polivalente, mesmo com mobilidade reduzida por conta de um acidente, estava entusiasmada. “Insisti em fazer a prova porque estou com altas expectativas. O PSS é a forma mais tranquila para entrar na Universidade”. Ela, que fez neste domingo a prova do PSS 1, seguiu o conselho da família e da irmã, que passou no Vestibular e cursa Ciências Biológicas.

O coordenador de Processos de Seleção da UEPG, Edson Luiz Marchinski, comemorou a baixa taxa de abstenção no processo seletivo. “Dos 15.513 candidatos inscritos, compareceram 14.200, o que significa 8,47% de ausentes”, aponta.

A taxa de presença foi de mais de 91%. Em todos os locais de prova, trabalharam 1.501 pessoas para fazer funcionar todo o Processo Seletivo. Além de Ponta Grossa, também aconteceram provas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Palmeira, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O ano foi repleto de novidades. Dentre elas, a oferta do curso de Nutrição, com 40 vagas; a mudança de turno dos cursos de Bacharelado em História e de Bacharelado em Educação Física; e o aumento de vagas nos cursos de Administração com ênfase em Comércio Exterior, Agronomia, Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Educação Física, Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Bacharelado em Engenharia de Software, Farmácia, Medicina e Zootecnia. (Com assessoria)