Fechar
Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Últimas Notícias 25/11/2024

CMEI no Jacarandá integra o Projeto Jardins de Mel

Programa que instala colmeias de abelhas nativas e sem ferrão, da Prefeitura de Ponta Grossa, já está em 25 instituições

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
CMEI no Jacarandá integra o Projeto Jardins de Mel

Mais um Centro Municipal de Educação Infantil de Ponta Grossa passa a contar com as colmeias do Programa Jardins de Mel, realizado pela Prefeitura. Esta foi a vez do CMEI Professora Marjorie Bitencourt Emílio Mendes, no Jardim Jacarandá, Boa Vista, receber as abelhas nativas da espécie Mandaçaia.

As crianças agora passam a conviver com duas colmeias e com as abelhas, que passeiam pela região em busca de néctar. Ao fazerem isso, os insetos aurinegros cobrem-se de pólen, espalhando-o por uma enorme quantidade de lugares. Por isso são fundamentais para o surgimento de novas sementes e frutos em outras plantas, inclusive na horta da própria escola.

A prefeita Elizabeth Schmidt explica que os Jardins de Mel fomentam uma grande ação de sustentabilidade, envolvendo as secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Este projeto é grandioso, porque possui três pilares: Um deles é o ambiental, estimulando a preservação das abelhas, porque sem elas ficaremos sem flores e alimentos. No aspecto educacional, nossas crianças aprendem tudo sobre as abelhas e sua importância para a nossa vida, levando isso para casa. E no socioeconômico, estamos fomentando a sua criação para a geração de emprego e renda junto a nossos produtores da agricultura familiar”, destaca a prefeita.

Segundo a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o programa de Educação Ambiental ocorre em diálogo com o currículo escolar.

“A partir da ação das professoras da Rede Municipal de Educação, nos CMEIs e Escolas, as atividades perpassam todos os componentes curriculares, envolvendo a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, entre outras, com atividades desenvolvidas também nos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), além de contribuir positivamente para o clima escolar”, comenta.

Melhorando a escola

A diretora da unidade escolar, professora Lucineia de Almeida Biaco, conta que as atividades começaram já no início do ano e envolvem toda a comunidade, desde o cuidado com o espaço até a confecção de lembranças e trabalhos escolares.

“Com ele, trabalhamos com alunos e professores os benefícios das abelhas para o meio ambiente em uma série de atividades e conseguimos também mobilizar os pais, o que foi o mais emocionante. Eles nos ajudaram a selecionar e preparar o espaço onde iríamos colocar as abelhas, participaram dos trabalhos escolares, todos se mobilizaram junto com as crianças. Todos nos engajamos no mesmo objetivo e agora entra a mobilização para todos cuidarmos do projeto. É um retorno muito significativo”, comemora a diretora. (Com assessoria)