Fechar
Quarta, 16 de outubro de 2024
Quarta, 16 de outubro de 2024
Ponta Grossa 11/10/2024

Prefeitura retoma 1.600 viagens no transporte coletivo para atender demanda

A medida foi tomada com base no volume de usuários, o qual cresceu nos últimos meses e provocou lotação acima do esperado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura retoma 1.600 viagens no transporte coletivo para atender demanda

A Prefeitura de Ponta Grossa informou nesta sexta-feira (11) que vai retomar 1.600 viagens mensais no sistema de transporte coletivo. A medida foi tomada com base no volume de usuários, o qual cresceu nos últimos meses e provocou lotação acima do esperado. Assim, a Prefeitura está recolocando carros e retornando com linhas que haviam sido suspensas ainda durante a pandemia de covid-19.

Os dados do Município mostram que em 2019, por exemplo, o transporte coletivo de Ponta Grossa teve média de 2.413.561 passageiros por mês. Em 2021, a mesma média caiu para 1.171.927 passageiros, o que representou decréscimo de 51,4%. Na época, a fim de evitar o colapso do sistema, algumas linhas foram descontinuadas.

Contudo, a administração municipal constatou que nos últimos meses, em virtude da redução da tarifa pública, o número de usuários voltou a subir. A tarifa técnica, que chegou a passar de R$ 8,00, agora está em R$ 5,00, permitindo o retorno de linhas e veículos que representam acréscimo de 1.600 novas viagens por mês.

Aliado a isso, há solicitação do deputado federal Aliel Machado (PV) no sentido de atender a essa demanda popular, inclusive colocando-se à disposição para colaborar em procedimentos que resultem na melhoria da infraestrutura do serviço de transporte em Ponta Grossa, na descarbonização da frota e também do pavimento de vias que recebem os ônibus.

A Prefeitura informa que cinco linhas já foram retomadas: Chapada, Los Angeles, Parque dos Pinheiros, Cachoeira e Barreto. No mesmo sentido, houve a criação da linha rural Itaiacoca e da linha Distrito Industrial saindo do Terminal Uvaranas. Nos próximos dias estão previstos acréscimos nas linhas San Martin, Núcleo Pitangui e Buenos Aires. (Com assessoria)