Prefeitos e prefeitas da região dos Campos Gerais terão acesso a um novo programa de orientações promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). A partir da segunda quinzena de outubro, a entidade promoverá uma caravana por todas as regiões do Paraná com o objetivo principal de fornecer orientações aos atuais prefeitos e prefeitas sobre o Pro-Gov e as prestações de contas de final de mandato.
Ao mesmo tempo, a AMP pretende iniciar a aproximação com os futuros gestores e gestoras, que serão eleitos em 6 de outubro e tomarão posse em 1º de janeiro de 2025. O projeto foi tema de uma reunião realizada nesta semana em Curitiba, na sede da AMP. Na oportunidade, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) foi representada pela diretora administrativa, Katiane Pires; e pela assessora administrativa, Bárbara Scheiffer.
O presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, avaliou a iniciativa. “Acredito que esse processo de orientação aos gestores é muito importante e demonstra o compromisso do presidente da AMP, Edimar Santos, junto aos municípios. Além disso, será mais uma oportunidade para os prefeitos colocarem em pauta temas relevantes para a sua cidade e para a região como um todo”, destacou.
Compromisso
O presidente da AMP, secretário-geral da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, agradeceu a presença dos representantes das associações e falou sobre a caravana. “Queremos receber bem os novos gestores e orientar os atuais. O nosso foco principal é o Pro-Gov, que muda a prestação de contas dos municípios. Vamos iniciar este trabalho com os prefeitos e prefeitas, com o apoio das associações, que é fundamental. Também vamos discutir temas regionais. Queremos, finalmente, mostrar a luta da AMP e da CNM em defesa dos municípios”, disse.
Edimar também defendeu a troca de informações entre as associações e destacou suas principais conquistas, como a ampliação dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o pagamento das dívidas da AMP, o programa AMP-Itaipu 4.0 (que oferece quatro pós-graduações gratuitas a servidores municipais) e a construção da nova sede da associação. (Com assessoria)