Fechar
Domingo, 14 de julho de 2024
Domingo, 14 de julho de 2024
Cidades 04/07/2024

CimSaúde soma mais de 428 mil atendimentos nos Campos Gerais no 1º semestre deste ano

Consórcio atua nos 19 municípios que compõem a AMCG com a prestação de serviços na atenção especializada. Atendimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é destaque

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
CimSaúde soma mais de 428 mil atendimentos nos Campos Gerais no 1º semestre deste ano

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) registrou mais de 428 mil atendimentos ao longo do 1º semestre deste ano, entre exames e consultas. A informação foi divulgada pela diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, nesta terça-feira (2).

Voltado à atenção especializada, o Consórcio atua em todas as 19 cidades que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), entre eles Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Pâmella destacou a perspectiva de aumento nos serviços prestados à região, parabenizou toda a equipe e agradeceu o apoio das prefeituras.

“A expectativa é que o número aual dobre em relação a 2023, quando registramos cerca de 548 mil atendimentos. Dentro de uma série histórica, de 2017 até 2024, existe um crescimento exponencial muito grande. Isso se deve à parceria com as prefeituras, que enxergam a importância desse aporte de valores ao Consórcio para poder atender a essas demandas da população, que necessita de atenção especializada”, apontou.

A diretora ainda falou sobre a importância da existência do CimSaúde para a garantia de um atendimento público qualificado nas cidades.

“O Consórcio atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somos referência para os 19 municípios da região, que representam uma população de aproximadamente 854 mil habitantes. O Consórcio atua na atenção especializada e a grande vantagem é que os municípios podem realizar o custeio de consultas com menor custo aos seus pacientes”, explicou.

Programa voltado ao TEA é referência

Na última semana, Pâmella representou o CimSaúde no Summit Cidades. O evento realizado em Florianópolis teve como objetivo capacitar os participantes e impulsionar o desenvolvimento dos municípios. “Participar deste congresso foi uma oportunidade única em termos de representatividade para o CimSaúde. Foi uma experiência muito positiva, que possibilitou um contato com diferentes regiões“, disse.

Na oportunidade, Pâmella citou o atendimento especializado ofertado pelo CimSaúde para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nosso projeto serve como exemplo. Com ele viabilizamos um espaço para diagnóstico e atendimento multiprofissional de pessoas com TEA, em Ponta Grossa, e também em espaços descentralizados em Arapoti e Telêmaco Borba, visando o atendimento dos 19 municípios de nossa área de abrangência”, disse.

Impacto nos municípios

O presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, exaltou as atividades desenvolvidas pelo Consórcio Intermunicipal.

“O CimSaúde oferece um serviço fundamental em todos os municípios da nossa região, em especial os de menor porte. Garantir o acesso a um serviço de saúde público e de qualidade é uma necessidade constante, tendo em vista as demandas existentes na atenção especializada. A união dos municípios dos Campos Gerais está exposta também por meio do consórcio. A cada ano que passa, esperamos um atendimento cada vez melhor”, disse. (Com informações da Comunicação do CimSaúde)