Fechar
Domingo, 14 de julho de 2024
Domingo, 14 de julho de 2024
Ponta Grossa 11/06/2024

Nova sinalização no binário do Jardim Carvalho prioriza segurança de ciclistas e pedestres

A Prefeitura de Ponta Grossa revitalizou a sinalização da ciclofaixa do binário formado pela Avenida Monteiro Lobato e pela Rua Euzébio Batista Rosas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Nova sinalização no binário do Jardim Carvalho prioriza segurança de ciclistas e pedestres

A Prefeitura de Ponta Grossa revitalizou a sinalização da ciclofaixa do binário formado pela Avenida Monteiro Lobato e pela Rua Euzébio Batista Rosas, no Jardim Carvalho. A nova pintura não representa apenas incremento estético, mas de segurança para ciclistas e pedestres que utilizam o espaço tanto para circulação quanto para prática esportiva.

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego, Juarez Alves, a Prefeitura optou por adotar um sistema antiderrapante a fim de evitar acidentes. A mesma aplicação facilita a visualização noturna da ciclofaixa.

"Trata-se de uma microesfera especial voltada justamente para ciclovias e pistas de caminhada. É uma pequena esfera de vidro, com formato irregular, que além da refletividade da luz ela também fornece melhor aderência tanto no pneu da bicicleta quanto no tênis de quem está caminhando ou correndo", explica Juarez.

As esferas de vidro de alta qualidade são produzidas a partir de vidro de sílica ou diretamente através de fusão de vidro com técnicas de produção modernas. "São várias camadas de tinta com essa esfera de vidro aplicadas para dar justamente essa aderência melhor e a reflexão da luz", complementa Juarez.

A prefeita Elizabeth Schmidt lembra que a sinalização é de suma importância para um trânsito mais seguro e que a Prefeitura atingiu neste ano números expressivos. "Pintamos mais de 49 mil m² em ruas e avenidas por toda a cidade só até o final de maio. Em 2023 foram 50 mil m² no ano inteiro. Muito mais do que se fazia antigamente. São ações assim que melhoram a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. É assim que cuidamos da nossa cidade, pensando em todos", destaca Elizabeth. (Com assessoria)