A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) terá representantes na XXV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que começa nesta segunda (20) e segue até quinta-feira (23). O evento colocará em pauta uma série de demandas que visam o desenvolvimento das cidades. Entre os gestores da região que confirmaram presença, estão os prefeitos de Arapoti, Irani Barros; e de Ventania, José Luiz Bittencourt.
De acordo com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), mais de 150 prefeitos de todas as regiões do estado devem participar da mobilização. O encontro também contará com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara Federal, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Ao longo dos quatro dias de evento, a programação da Marcha inclui debates sobre Pacto Federativo; desoneração das folha de pagamento; impacto dos programas federais para os municípios; Reforma Tributária; enfrentamento das mudanças climáticas, entre outros tópicos. Também ocorrerão diálogos junto ao movimento ‘Mulheres Municipalistas’, reuniões de bancadas estaduais e participações de representantes do Governo Federal.
Participação regional
O prefeito de Arapoti, Irani Barros, falou sobre a importância do evento para os municípios e projetou resultados positivos. “Estou sempre participando. É um momento em que podemos discutir demandas com representantes do Estado e lideranças do Governo Federal, expondo a realidade das prefeituras. Estão comigo alguns secretários municipais, que participarão de estandes. Vamos apresentar algumas solicitações de Arapoti, como obras importantes envolvendo a educação. Também será fundamental participar das discussões sobre temas de abrangência nacional”, apontou.
O prefeito de Ventania, José Luiz Bittencourt, também se pronunciou. “É uma excelente oportunidade para todos os municípios. A marcha nos garante representatividade, assim como a AMCG, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a Confederação Nacional dos Municípios. Entre os principais temas, esperamos acompanhar os debates acerca da desoneração, visto que é algo que afeta diretamente os municípios, em especial os de menor porte como Ventania”, avaliou.
Diálogo com lideranças
A AMP promoverá um diálogo entre os gestores municipais e deputados, deputadas e senadores do Paraná, nesta terça-feira (21), às 17h, no plenário 5 do Anexo II da Câmara Federal. “Nesta oportunidade, ao lado dos prefeitos e prefeitas, vamos apresentar a nossa pauta municipalista e pedir o apoio dos deputados e senadores às nossas reivindicações”, explicou o presidente da entidade, Edimar Santos. (Com assessoria)