Tradição em inovação foi o tom da abertura oficial da 17ª edição da ExpoFrísia, que aconteceu nesta quinta-feira (25) no Parque Histórico de Carambeí, em Carambeí, na região dos Campos Gerais. Este ano o evento está com uma programação completa, que atende à demanda dos cooperados e demais produtores da região por informações sobre novas tecnologias aplicadas na atividade agropecuária. A feira, que está sendo promovida em conjunto com a 7ª Digital Agro, vai até o dia 27 de abril.
A abertura do evento contou com a presença do vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana; do presidente da Cooperativa Frísia, Renato Greidanus; do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara; da prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; do vice-prefeito de Ponta Grossa, Saulo Vinícius Hladyszwski; do presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken; do deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli; do secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Orlando Pessuti; do presidente Fundação ABC, Peter Greidanus; do diretor-presidente Capal, Erik Bosch; e do diretor-presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bouwman.
Renato Greidanus comentou que inovar faz parte da história da Cooperativa, que contribui e continuará contribuindo para o desenvolvimento do Estado.
“A Cooperativa sempre está planejando para que a gente possa, como produtor e cooperativa, sair mais fortalecido. A Cooperativa existe porque o produtor existe. Para nós a coisa mais importante que tem é o produtor, o nosso associado. É a razão para estarmos aqui. E por isso também que nós fazemos esses eventos, para que os cooperados possam se reunir e ao mesmo tempo buscar informação, seja conversando com o vizinho, ou com o técnico, ou com um representante de uma empresa. Nós temos que sempre buscar o conhecimento e eu tenho certeza que através dele nós vamos conseguir construir um futuro com um cooperativismo cada vez mais forte e uma sociedade cada vez melhor ”, afirma.
Expositores e programação
A feira conta com dezenas de expositores e soluções tecnológicas para o campo, seja na pecuária ou na agricultura. No primeiro dia, Roberto Rodrigues, professor da FGV e especialista em agronegócio, durante a palestra Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro, afirmou que o Brasil pode aproveitar suas características para puxar a produção de alimentos global.
“O Brasil pode liderar o crescimento global de alimentos, somos um país tropical que produz duas safras por ano na mesma área. Nenhum outro país no mundo faz isso”, afirma.
Amanhã (26) os visitantes poderão participar de mais de dez palestras e uma mesa redonda nos auditórios Mini 1 e Mini 2. Entre os temas que serão abordados estão conforto térmico, agricultura digital, genoma, custo de produção de forragem, smart farming, sustentabilidade na produção de suínos e no agronegócio, o futuro da suinocultura e soja de baixo carbono.
Sustentabilidade
Sustentabilidade é um dos temas chaves desta edição. Entre os assuntos relacionados que serão tratados ao longo dos três dias de feira está a aplicação de energias renováveis (a exemplo dos biodigestores), o uso de dejetos como fertilizante orgânico no solo, rastreabilidade da cadeia de produção na propriedade, políticas públicas em carbono no agronegócio e a importância dos procedimentos para garantir a qualidade na execução da atividade.
Para incentivar ainda mais a aplicação de soluções sustentáveis a Cooperativa Frísia lançará durante a feira, dentro do programa Fazenda Sustentável Frísia, uma trilha personalizada para a atividade de pecuária de leite. Esta visa implantar conhecimentos técnicos na propriedade rural, como manejo hídrico, treinamento dos colaboradores, utilização de dejetos e análise do uso da energia elétrica para o desempenho da atividade da pecuária.
Expofrísia
Pelo segundo ano consecutivo, a Expofrísia e o Digital Agro acontecem de forma simultânea em Carambeí, município localizado na região dos Campos Gerais do Paraná. Os eventos levam ao público exposição de gado leiteiro e soluções para o agronegócio que atendam a dinâmica do campo com sustentabilidade, inovações e tendências para a agricultura digital e a pecuária. A feira é realizada pela Cooperativa Frísia com apoio técnico da Fundação ABC.
Sobre a Frísia
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2023 produziu 334,7 milhões de litros de leite, 1 milhão de toneladas de grãos, 73,5 mil toneladas de madeira e 26,6 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.084 cooperados e 1.272 colaboradores.
Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Com assessoria)
Serviço
17ª Expofrísia e 7º Digital Agro
Data: 25 a 27 de abril (quinta a sábado)
Horário: Quinta: 9h às 21h
Sexta: 9h às 21h
Sábado: 10h às 18h
Local: Pavilhão de Exposições Frísia
Anexo ao Parque Histórico de Carambeí
Avenida dos Pioneiros, 4.050
Carambeí (PR)
Entrada gratuita
Inscrição em: www.expofrisia.com.br