Fechar
Segunda, 20 de maio de 2024
Segunda, 20 de maio de 2024
Ponta Grossa 19/04/2024

Orquestra Didática chega a Ponta Grossa para temporada gratuita de duas semanas

PG é o primeiro município a receber o projeto, que consiste em uma instalação artística que mostra em telas de TVs e caixas acústicas de alta fidelidade o som de cada instrumento em uma orquestra

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Orquestra Didática chega a Ponta Grossa para temporada gratuita de duas semanas

Depois de uma bem sucedida temporada em Curitiba, a Orquestra Didática inicia uma série de apresentações em outras cidades do Paraná e de Santa Catarina, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, sempre com entrada gratuita. Ponta Grossa é o primeiro município a receber o projeto, que consiste em uma instalação artística que mostra em telas de TVs e caixas acústicas de alta fidelidade o som de cada instrumento em uma orquestra, separadamente, ao mesmo tempo em que apresenta conteúdos didáticos sobre música orquestrada nas telas.

O público de Ponta Grossa poderá visitar a Orquestra Didática entre os dias 23 a 27 de abril, e de 30 de abril a 4 de maio, das 10h às 12h e das 13h às 17h. A instalação estará montada no Conservatório de Música Maestro Paulino (Rua Frederico Wagner, 150 – Olarias – Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini). A música executada é a "Sinfonia nº 3" de Ludwig van Beethoven, conhecida como Eroica.

Em suas primeiras etapas de apresentações em Curitiba, a iniciativa recebeu mais de 6.300 visitas, entre turistas, famílias, alunos de escolas públicas e privadas, músicos e demais interessados em aprender mais sobre a música orquestrada de uma forma diferente.

Projeto

A vontade de mostrar como é criada a orquestração, com o som individual de cada instrumento durante um sinfonia (música composta para ser tocada por uma grande orquestra) foi a ideia que deu origem ao projeto, segundo o idealizador Samuel Ferrari Lago.

“Ao ouvirmos uma sinfonia como Eroica, temos a ideia da música como um todo. Por meio desta instalação, é possível perceber não só a sonoridade, mas a importância de cada instrumento”, comenta Samuel. Além do conhecimento proporcionado, a Orquestra Didática é também um passo para a valorização da música clássica, formação de público para música instrumental e incentivo ao estudo musical.

O projeto também é idealizado por Rodrigo Barros Del Rei, que toca o Radiocaos junto de Samuel Ferrari Lago, programa cultural que está há 26 anos no ar, com atividades que ultrapassaram a esfera radiofônica para se tornar uma central de disseminação de arte, cultura e memória.

“A 'Sinfonia nº 3', de Ludwig van Beethoven, é uma obra bastante popular, o que contribui para uma aproximação do público de todas as idades. Em Curitiba, recebemos muitas excursões de colégios e vemos as crianças interessadas, interagindo com os colegas sobre o que aprenderam”, relata.

Os conteúdos didáticos exibidos nos monitores de TV foram desenvolvidos pela professora Liana Justus, Mestre em História pela UFPR, especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pesquisadora e licenciada em Educação Musical e Curso Superior de Piano e autora de 11 livros sobre música (dois deles finalistas do Prêmio Jabuti de 2008 e 2011).

“Eu trabalho com formação de plateia em música clássica há quase 30 anos. Sinto-me honrada e gratificada em participar da Orquestra Didática, esse projeto pioneiro e inovador. Os conteúdos que desenvolvi estão voltados para a finalidade de levar conhecimento sobre todos os instrumentos de uma orquestra. Isso enriquece a escuta e a sensibilidade musical”, avalia.

O projeto ainda passará pelas cidades paranaenses de Cascavel, Londrina (ambas em julho), Foz do Iguaçu (em agosto) e nas catarinenses Joinville e Florianópolis (datas a confirmar). A Orquestra Didática é uma realização da Mediacaos, com patrocínio do Colégio Positivo e apoio do Conservatório de Música Maestro Paulino e Radiocaos.

Serviço

Orquestra Didática em Ponta Grossa

Datas: 23 a 27 de abril; e de 30 de abril 4 de maio

Horários: das 10h às 12h e das 13h às 17h

Local: Conservatório de Música Maestro Paulino

Endereço: Rua Frederico Wagner, 150 – Olarias – Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini (Ponta Grossa – PR)

Entrada gratuita

Agendamentos de visitas em grupos podem ser feitas pelo telefone (41) 98882-1853