Fechar
Segunda, 20 de maio de 2024
Segunda, 20 de maio de 2024
Ponta Grossa 19/04/2024

Ônibus da Vacina vai atender a população durante evento da Esquadrilha da Fumaça

Ação itinerante de imunização estará no Centro de Eventos, neste sábado (20), das 13h às 17h

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ônibus da Vacina vai atender a população durante evento da Esquadrilha da Fumaça

O Ônibus da Vacina estará à disposição da população no Centro de Eventos de Ponta Grossa, neste sábado (20), durante o evento gratuito de apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O atendimento do Ônibus ocorrerá das 13h às 17h. Já a apresentação das aeronaves da Força Área Brasileira está prevista para 15h30.

Estarão disponíveis as vacinas do Calendário Nacional, incluindo a imunização contra a covid-19. Contudo, o Município, por meio do Departamento de Imunização, informa que a vacina contra varicela permanece indisponível, enquanto o imunizante contra a dengue ainda não abrange Ponta Grossa.

Também haverá vacinação contra gripe, para o público-alvo, na ação deste final de semana. A Campanha segue normalmente até o dia 31 de maio. Nesta etapa a vacina permanece destinada aos grupos prioritários. Estão elencados para receberem a imunização: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários. Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

“Esperamos milhares de pessoas no Centro de Eventos neste sábado. Então, nada mais justo do que colocarmos à disposição nossa estrutura de vacinação. Quanto mais sucesso tivermos na prevenção de doenças, menos pessoas vão experimentar dor, sofrimento, angústia e incerteza. Quanto mais nosso programa de imunização for vitorioso, menos famílias vão ser afetadas e haverá menos preocupação para todos”, comenta a prefeita Elizabeth Schmidt. 

Stela Godoy, coordenadora do Departamento de Imunização, ressalta a importância de buscar o atendimento tanto para a Campanha de Vacinação contra Influenza quanto para a atualização da carteirinha.

“A prevenção é uma força-tarefa que inclui toda a nossa população, desde os pais dos recém-nascidos – para que levem os pequenos – até as pessoas mais velhas. Colocar em dia a carteirinha é um ato de proteção a si e ao próximo. O ponta-grossense é bastante responsável neste sentido”, comenta.

O atendimento do Ônibus da Vacina no sábado é uma forma de aproximar e facilitar o acesso das pessoas aos imunizantes. “Temos a sensibilidade de que a correria do dia a dia nem sempre permite que nossa população vá até as salas de vacinação. Por isso, contamos com equipes dedicadas em ações pontuais do Ônibus da Vacina aos sábados, exercendo papel fundamental na saúde do munícipe”, ressalta a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf. (Com assessoria)