Fechar
Segunda, 20 de maio de 2024
Segunda, 20 de maio de 2024
Cidades 18/04/2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

O COGEMATE possui o compromisso de organizar a cadeia produtiva da erva-mate

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Prefeitos e secretários municipais da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), representados pelo prefeito de Irati, Jorge Derbli, assinaram na quarta-feira (17), em União da Vitória, juntamente com os municípios da Associação dos Municípios do Sul Paranaenses (AMSULPAR), a adesão junto ao Conselho Gestor da Erva-Mate (COGEMATE).

“Data histórica para as regiões Sul e Centro Sul que reúne os 19 municípios maiores produtores de erva-mate do Paraná”, destacou o Derbli, ressaltando que as duas regiões são responsáveis por mais de 80% da produção no Estado e uma das maiores do País.

O COGEMATE possui o compromisso de organizar a cadeia produtiva da erva-mate. As regiões do Vale do Iguaçu e Centro Sul paranaense são as maiores produtoras de erva-mate sombreada do País e exporta o produto para inúmeras nações da Europa e da Ásia, além dos Estados Unidos.

A erva-mate pode ser utilizada em energéticos, indústria farmacêutica e na composição de alimentos industrializados, além da versão mais conhecida para chimarrão, suco, chá ou tererê.

“Um passo importante, onde a AMCESPAR estará aderindo ao COGEMATE, vindo a somar com seus municípios que também tem grande importância na produção de erva-mate. Essa parceria irá dar força para pleitear políticas públicas, somando os trabalhos que já vem sendo realizados”, destacou o presidente do COGEMATE, Nei Kukla. (Com assessoria)