Fechar
Sexta, 22 de novembro de 2024
Sexta, 22 de novembro de 2024
Ponta Grossa 12/04/2024

Ponta Grossa é a segunda cidade do Paraná que mais vacinou contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a gripe começou no dia 23 de março em Ponta Grossa e segue até 31 de maio

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa é a segunda cidade do Paraná que mais vacinou contra a gripe

Em menos de três semanas, mais de 14 mil ponta-grossenses foram vacinados contra a gripe. Com essa estatística, Ponta Grossa é a segunda cidade do Paraná que mais vacinou na Campanha contra a Influenza, à frente de municípios como Cascavel, Londrina e Curitiba.

Ao todo, 14.125 pessoas compareceram nas 24 salas de vacinação de Ponta Grossa e no Ônibus da Vacina para prevenir a doença. O número pode ser consultado publicamente por meio da base de dados do Ministério da Saúde.

"Os dados refletem o empenho das equipes da Prefeitura na divulgação da Campanha contra a gripe e no ato da vacinação. Também mostram que as estratégias adotadas estão no caminho certo. O ponta-grossense entende que a vacinação é primordial na prevenção à doença e tem comparecido nas salas de vacinação, assim como no Ônibus da Vacina, que leva a saúde cada vez mais perto da população", destaca a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy.

A Campanha de Vacinação contra a gripe começou no dia 23 de março em Ponta Grossa e segue até 31 de maio.

Dia D

A Prefeitura de Ponta Grossa organiza intensa mobilização da Saúde neste sábado (13), quando ocorre o Dia D de Vacinação contra a gripe. Ao todo, nove salas de imunização e o Ônibus da Vacina vão estar abertos para receber o público-alvo da campanha. Todos os pontos vão atender das 9h às 17h, sem pausa no horário de almoço.

O Departamento de Imunização informa que estarão em funcionamento as salas de vacina das seguintes Unidades: Alfredo Levandoski (Gralha Azul), Cyro de Lima Garcia (Oficinas), Júlio de Azevedo (Vila Vilela), Luís Conrado Mansani (Uvaranas), Rômulo Pazzinato (Nova Rússia) e Santo Domingo Zampier (Costa Rica). Também haverá vacina contra gripe disponível na zona rural: CRUTAC (Itaiacoca), João de Oliveira Bello (Guaragi) e José Sebastião Rodrigues (Pinheirinhos).

Além desses pontos, a imunização estará disponível no Ônibus da Vacina, que estará na Estação Saudade, no Centro. O funcionamento também é das 9h às 17h.

Grupos prioritários

Nesta etapa a vacina segue destinada aos grupos prioritários. Estão elencados para receberem a imunização: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários. Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

“A vacinação objetiva minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde”, comenta a presidente da Fundação de Saúde, Priscila Degraf. (Com assessoria)