A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, colocou em funcionamento na sexta-feira (5) o Botão do Pânico para que os servidores das Unidades de Saúde, ao se sentirem em perigo ou em uma situação de risco iminente, possam acionar rapidamente um alerta para a Guarda Civil Municipal, solicitando apoio imediato.
De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, a ferramenta poderá salvar vidas, garantir a integridade física dos profissionais de daúde e promover um ambiente mais seguro para todos os envolvidos no cuidado da população.
“Nós não podemos e não vamos mais admitir qualquer tipo de violência contra nossos servidores da saúde. Esta medida visa garantir a segurança das equipes com a tecnologia utilizada atualmente por mulheres com medidas protetivas e pelas nossas escolas municipais”, destacou a prefeita.
A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, relata que o aplicativo tem outras funcionalidades adicionais, como rastreamento de localização em tempo real e o envio de mensagens de voz e de texto que poderão auxiliar a Guarda Civil Municipal no acompanhamento da situação, facilitando a intervenção e aumentando a efetividade das medidas de segurança.
“Com esse recurso, nossos servidores da saúde poderão desempenhar suas funções com mais tranquilidade e eficiência, demonstrando a preocupação da Prefeitura com a segurança e em proporcionar um ambiente seguro para os servidores, que são essenciais para o bom atendimento à população”, finaliza Tânia. (Com assessoria)