Fechar
Segunda, 22 de abril de 2024
Segunda, 22 de abril de 2024
Ponta Grossa 29/03/2024

Hospital Universitário da UEPG completa 14 anos

O aniversário foi comemorado nas três unidades hospitalares na última terça-feira (26)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Hospital Universitário da UEPG completa 14 anos

Nesse domingo (31), o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) completa 14 anos. Em plena expansão, o HU faz a gestão da unidade Geral, no Campus Uvaranas; do Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai); e do Ambulatório Universitário Amadeu Puppi. O aniversário foi comemorado nas três unidades hospitalares na última terça-feira (26).

Para mais de 1,2 milhões de pessoas atendidas, em três Regionais de Saúde (3ª, com sede em Ponta Grossa; 4ª, em Irati; e 21ª, em Telêmaco Borba), exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os HUs são sinônimo de atendimento em saúde gratuito e de qualidade. Por ano, são realizados mais de 16 mil internamentos, 67 mil consultas ambulatoriais, 66 mil exames de imagem, mais de 6 mil cirurgias, 1400 cesáreas e 1560 partos normais.

Hoje, os hospitais contam com 303 leitos, sendo 148 leitos clínicos e cirúrgicos, 23 de pronto atendimento, 40 leitos de UTI, 11 consultórios e seis salas cirúrgicas no HU; 14 consultórios e o Banco de Leite Humano no Ambulatório Amadeu Puppi; 81 leitos pediátricos e obstétricos, seis leitos de UTI Neonatal, três leitos de UTI Pediátrica, duas unidades de cuidados intermediários para neonatal e três salas de cirurgia no Humai.

“Os hospitais estão em uma fase muito importante de crescimento e ampliação dos serviços”, destaca o reitor em exercício da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Estão em construção o Ambulatório Médico de Especialidades, que vai oferecer atendimentos multiprofissionais, e a sede da Polícia Científica, Instituto Médico Legal e Centro de Anatomia, em frente ao HU-UEPG, que irão ampliar ainda mais a oferta de atendimentos em saúde e a formação de profissionais capacitados. “É um Hospital adolescente, naquela fase do estirão de crescimento, que se desenvolve rapidamente e ainda vai crescer muito mais”, brinca.

A construção do então Hospital Regional, em 2010, e sua incorporação pela UEPG em 2013 foram marcos importantes para a saúde da região. “Esses 14 anos representam o crescimento, uma maturidade e expansão do atendimento. Ao longo desses anos, a Universidade construiu um complexo de saúde que faz a diferença na qualidade de vida e de saúde, tendo como diferenciais o acolhimento, ética, humanização, responsabilidade e eficiência”, comenta a diretora geral dos HUs, professora Fabiana Postiglione Mansani.

Os HUs da UEPG são hospitais de ensino: junto à assistência ao paciente, está a formação de profissionais de saúde qualificados e humanizados, desde a graduação até a pós-graduação. Na residência médica, os alunos podem se especializar nas áreas de Anestesiologia; Cirurgia Vascular; Clínica Médica; Endoscopia; Medicina Intensiva; Neurologia; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica; e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Nas residências multiprofissionais, são nove programas: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Enfermagem Obstétrica; Epidemiologia e Controle de Infecções; Intensivismo; Neonatologia; Reabilitação; Saúde do Idoso; Saúde Mental; Urgência e Emergência. Participam das residências em saúde no HU-UEPG profissionais graduados em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Além disso, os Hospitais são espaço de estudos para os cursos de graduação da área da saúde e outras áreas, com projetos de extensão e de pesquisa, aulas práticas e acompanhamento de casos reais. (Com assessoria)