O deputado federal Aliel Machado (PV) anunciou nesta terça-feira, 19, a aprovação dos recursos via Itaipu Binacional para pavimentação em várias vilas de Ponta Grossa e para a obra de microdrenagem do Rio Ronda. A obra foi anunciada no ano passado pelo parlamentar e pelo Diretor Geral da Itaipu, Enio Verri, mas precisava passar por aprovação do Conselho das diretorias brasileira e paraguaia. A confirmação da assinatura foi entregue pessoalmente ao deputado pelo Diretor Administrativo da empresa, Iggor Gomes Rocha, em Brasília.
A execução de obras de pavimentação, urbanização e microdrenagem das áreas correspondentes às nascentes do Arroio Ronda, abrangem a implantação de 13.549 metros lineares de drenagem, pavimentação, passeio e sinalização. Os locais que serão impactados com as obras serão as vilas Cristina, Lina, Clock, Hilgemberg, Natel, Santo Antônio e Jardim Maracanã. Todos eles ligados a bacia do Rio Ronda.
“É uma notícia histórica para a cidade de Ponta Grossa. Nós sempre fazemos investimentos em pavimentação para a cidade. Mas o abandono histórico fez com que nós tivéssemos dificuldades. Por isso esse investimento pesado da Itaipu vai ajudar muito. Agora, com a assinatura, a prefeitura pode licitar e depois da licitação, vai dar a ordem de serviço”, esclareceu o deputado.
Além de pavimentar todas as ruas dessas vilas, a obra vai ser um passo importante para solucionar o transbordo do rio Ronda, que acaba interditando temporariamente a rodovia BR-376, uma das mais importantes do Sul do país.
O valor do investimento via Itaipu é de R$ 17 milhões do programa Itaipu Mais que Energia e mais contrapartida de R$ 17 milhões do município. “Uma união independente de divergências políticas, com esforços do governo federal, da prefeitura e com o trabalho do nosso mandato”, disse ele.
De acordo com o deputado, que articulou a liberação do recurso para a execução do projeto, esse é um problema antigo, que vai ser amenizado com o investimento pesado da Itaipu, com contrapartida do município.
"É um problema antigo, que demandava um recurso volumoso. Por isso recorremos ao Governo Federal e à Itaipu, que com um olhar de sensibilidade vem atender esses bairros e as pessoas daqui de Ponta Grossa”, frisou.
Para o parlamentar, o transbordo do Rio Ronda na rodovia revela a falta de planejamento que vem de anos nas gestões ponta-grossenses.
“Esse problema ocorre há muito tempo. Foram várias administrações sem planejamento. Agora, com esse investimento do Governo Federal, que prevê a microdrenagem e pavimentação de várias vilas, vai ajudar a resolver não só esse problema, mas também do alagamento das casas que sofrem com o transbordo dos arroios que cortam essas vilas. As pessoas estão sofrendo com colchões e sofás molhados, sem ter onde dormir, com mantimentos perdidos. É uma tristeza muito grande o que estamos passando”, disse ele. (Com assessoria)