Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Castro 19/03/2024

Castro celebra 320 anos de história e garante investimentos para o futuro

Município é reconhecido nacionalmente pelo potencial da produção agropecuária e também pelas riquezas históricas e culturais. Novos projetos chegam para consolidar desenvolvimento

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro celebra 320 anos de história e garante investimentos para o futuro

Considerada a ‘Cidade Mãe’ do Paraná, Castro completa 320 anos de história nesta terça-feira (19). Além da importância histórica para a região dos Campos Gerais, o município também recebe destaque pelo potencial turístico e pelas riquezas provenientes do campo.

Em 2022, por exemplo, Castro atingiu um Valor Bruto de Produção (VBP) de aproximadamente R$ 4,15 bilhões, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento. O valor é o maior entre as cidades que compõem a região. O município também abriga a maior bacia leiteira do país.

Castro também é conhecida em todo o estado pelo patrimônio histórico, pela diversidade cultural e também pelos atrativos turísticos. Entre os principais pontos de visitação estão o Parque Lacustre, o Centro Cultural Castrolanda, o Complexo Histórico Cultural Judith Carneiro de Mello, a Igreja Senhora de Santana, o Museu do Tropeiro e o morro do Cristo, além de parte do Cânion Guartelá, considerado o sexto maior do mundo em extensão.

A culinária local tem sabor de herança cultural. Os pratos típicos são o Virado Tropeiro e o Castropeiro, receitas à base de feijão, farinha de milho e carne suína, que lembram o tropeirismo. (Clique AQUI e leia mais).

O prefeito de Castro, Alvaro Telles, falou sobre o momento histórico que o aniversário representa e reforçou o compromisso com a população.

“Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de fazer parte da linda história de Castro, que me acolheu há 55 anos. São muitas conquistas ao longo de todo esse período. Sem dúvidas, é um momento de muita alegria para todos os castrenses”, destacou. Para celebrar os 320 anos de história da cidade, foi realizada a 5ª Festa de Peão de Boiadeiro, que reuniu cerca de 65 mil pessoas no Parque de Exposições Dario Macedo ao longo do fim de semana.

Novos projetos

Com foco no desenvolvimento, a Prefeitura de Castro anunciou projetos importantes recentemente. Na última semana, o chefe do Executivo esteve em Curitiba para assinar a ordem de serviço referente às obras de ampliação no sistema de esgotamento sanitário da cidade. Conforme documento assinado serão investidos R$ 2,1 milhões em obras, que serão divididas em duas unidades.

A primeira delas inclui construção de rede coletora, travessia, estação elevatória, linha de recalque, ligações prediais, urbanização e instalações elétricas, no Jardim Samambaia. A segunda obra é para implantação de reservatório de acúmulo para estação elevatória de esgoto na Colônia Castrolanda, com cortina de contenção e urbanização.

Pensando no futuro, o município também atua no processo de revisão do Plano Diretor. Neste mês de março, foi realizada a primeira audiência pública referente ao tema. Durante o evento os participantes dividiram-se em cinco grupos e cada um deles ficou com a incumbência de discutir pontos relacionados a cada um dos eixos que compõem o Plano Diretor: Uma nova agenda para o Plano Diretor de Castro; Desenvolvimento e Memória; Espaços Públicos, Meio Ambiente e Qualidade de Vida; Desenvolvimento Econômico e Uso do Solo, e Sistema Viário e Mobilidade Urbana. (Clique AQUI e leia mais). (Com assessoria)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto do prefeito: Divulgação

Foto aérea: Reprodução/Site Viagens e Caminhos