Fechar
Sexta, 03 de maio de 2024
Sexta, 03 de maio de 2024
Cidades 12/03/2024

Mais sete municípios recebem capacitação para utilizar plataforma de negócios

O treinamento foi realizado pela Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital na sede da Celepar, em Curitiba

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Mais sete municípios recebem capacitação para utilizar plataforma de negócios

Mais sete municípios receberam nesta terça-feira (12) a capacitação para o uso do portal Paraná Negócios (software), plataforma para a atração de negócios por meio de uma tecnologia que conecta os municípios com empresas interessadas em investir no setor público. O treinamento foi realizado pela Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital na sede da Celepar, em Curitiba. O serviço é disponibilizado pelo Estado e também com apoio da Invest Paraná.

Nesta etapa, foram capacitados secretários e técnicos dos municípios de Jacarezinho, Cambará, Arapongas, Pontal do Paraná, Assaí, Marialva e Londrina. No total, 66 municípios receberão licenças de acesso ao portal após treinamento e assinatura do termo de cooperação. A capacitação já foi feita com 20 prefeituras e uma nova rodada de treinamentos está programada para março.

Com apoio do Estado, bióloga desenvolve kit de diagnóstico rápido de câncer de mama
No portal Paraná Negócios, os municípios podem cadastrar informações como incentivos fiscais, disponibilidade de terrenos e galpões para a instalação de empresas, o nível de qualificação da mão de obra da cidade, entre outras. Já as empresas podem registrar as necessidades para operar, como quantidade de empregados e o tamanho do imóvel necessários para se instalar. 

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, afirma que a implantação da plataforma, que aproxima os setores público e privado, é uma das ações do projeto de transformação digital dos municípios. “A ferramenta é fundamental para auxiliar os municípios menores porque colocam eles no mapa dos investimentos”, explica. 

A prefeitura de Cambará assinou termo de cooperação nesta terça-feira, recebendo a primeira chave do Estado para utilização do Paraná Negócios. “É uma oportunidade de inclusão digital para o nosso município. As cidades do Interior muitas vezes têm dificuldade para encontrar mão de obra, e essa ferramenta vai auxiliar e acelerar processos logísticos”, afirma o prefeito Neto Haggi.

Apoiada pelo Estado, designer de startup cria estilo inovador contra desperdício na moda
O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, destaca que essa é uma ação pioneira e moderna para soluções de problemas. “Faz toda a diferença para uma cidade poder conectar os empresários e mostrar as oportunidades que o município tem. Essa parceria vai transformar o Paraná em um celeiro de oportunidades, principalmente na atração de empregos”, afirma. 

Capital da Uva Fina do Paraná, Marialva vai utilizar a plataforma para auxiliar produtores, como por exemplo na logística de transporte, melhorias em infraestrutura e novas tecnologias para produção. “Marialva está em um crescimento acelerado, e com o Paraná Negócios vamos disponibilizar oportunidades tanto para quem trabalha no comércio da uva quanto para quem quer empreender no negócio na nossa região”, destaca o secretário de Tecnologia de Marialva, Diego Bassan. (Com assessoria)