Realizada na noite de quinta-feira (7), a primeira audiência pública para revisão do Plano Diretor de Castro contou com cerca de 150 pessoas. Os representantes do poder público, das entidades de classe, empresariado, sociedade civil e comunidade tiveram a oportunidade de analisar pontos do Plano Diretor vigente e de dar início às discussões e apontamentos, que farão parte do processo de revisão.
Durante o evento os participantes dividiram-se em cinco grupos e cada um deles ficou com a incumbência de discutir pontos relacionados a cada um dos eixos que compõe o Plano Diretor: Uma nova agenda para o Plano Diretor de Castro; Desenvolvimento e Memória; Espaços Públicos, Meio Ambiente e Qualidade de Vida; Desenvolvimento Econômico e Uso do Solo, e Sistema Viário e Mobilidade Urbana.
Após colocar no papel demandas, reinvindicações e sugestão de ação, que expressam anseios e propostas de melhorias da comunidade castrense, cada grupo apresentou os apontamentos feitos coletivamente. Em breve esses apontamentos serão inseridos no Portal do Plano Diretor, através de relatórios, e poderão ser acessados por toda população, além disso, eles também serão considerados durante as próximas fases de revisão do Plano Diretor de Castro.
A revisão irá entrar agora na fase de avaliação técnica do Plano Diretor vigente. A avaliação, feita pela gestão municipal, deverá ser anexada aos apontamentos feitos na Audiência Pública, e o resultado deve ser submetido à análise temática integrada. Na sequência, também haverá nova audiência Pública.
Gabriela da Silva Olympio, arquiteta e urbanista da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, destaca que é de extrema importância a participação da população local em todo processo de revisão, acompanhando inclusive as atualizações feitas no portal de informações, onde cada fase deve detalhada. “Tivemos ampla participação ontem, e isso é muito positivo, mas é preciso que a população participe de todas as etapas da revisão do Plano Diretor”, finalizou. (Com assessoria)