Fechar
Domingo, 28 de abril de 2024
Domingo, 28 de abril de 2024
Eventos 09/02/2024

Dia Mundial da Criatividade em PG tem inscrições abertas para influenciadores

Evento global vai ser realizado pela primeira vez em Ponta Grossa e busca aliar palestras, oficinas e apresentações gratuitas ao público

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Dia Mundial da Criatividade em PG tem inscrições abertas para influenciadores

Ponta Grossa vai ser uma das cidades-sede do Dia Mundial da Criatividade, um evento global que estimula a integração de áreas, com o objetivo de preparar diversos setores da sociedade para os desafios do mercado de trabalho, com foco no bem-estar das pessoas, como estratégia de ampliar a produtividade de forma saudável.

Serão três dias de evento abertos ao público e com atividades gratuitas. A programação inclui ações de 19 a 21 de abril com palestras, oficinas, apresentações interativas e bate-papos. Nesta primeira fase, estão abertas as inscrições para quem ser influenciador-inspirador do evento, ou seja, ministrar palestras, ensinar em uma oficina temática e promover uma apresentação cultural, por exemplo.

Qualquer pessoa pode se inscrever pelo site https://worldcreativityday.com/brazil/ponta-grossa/home. O prazo é 20 de fevereiro. Além de influenciador-inspirador, é possível também participar como anfitrião, que atua – seja empresa ou pessoa física – como espaço de palestras ou na organização de atividades; voluntário, que integrará a equipe de organização; ou patrocinador do evento.

No momento da inscrição, é necessário preencher o cadastro e escrever uma breve apresentação com o objetivo da participação. No caso de um inspirador, é preciso contar em um texto curto em qual área atua, a experiência que possui no ramo, qual o tema da palestra ou oficina, e como a apresentação vai contribuir para o desenvolvimento social das pessoas e da comunidade em geral. A proposta vai ser analisada pela curadoria local.

A coordenação do Dia Mundial da Criatividade em Ponta Grossa é de Rodrigo de Barros, expert em Criatividade para Inovação e com 14 anos de experiência em 18 estados do Brasil como facilitador do desenvolvimento da criatividade de pessoas e equipes.

“Quando a gente fala de regeneração pelo viés da criatividade, a gente está falando em levar saúde e bem-estar. A criatividade tem o potencial de regenerar porque ela favorece a saúde mental das pessoas. Quando a gente traz artistas, profissionais da educação, profissionais da qualificação para trabalhar dentro desse viés num festival de criatividade, a gente está identificando que há pessoas esgotadas, cansadas, que terão a chance de ter momentos que contribuirão para a sua saúde mental e bem-estar. Esse é o real poder da criatividade, que vai muito além de ter ideias, de pensar fora da caixa. Tem a ver com saúde, com bem-estar, com felicidade”, explica. Ao lado de Rodrigo na liderança local está Sarah Golinhaki, administradora, especialista em saúde e bem-estar e em resultados de alta performance.

Nesta última quinta-feira (8), houve a primeira reunião de apresentação do evento. Interessados em inspirar e contribuir na organização participaram de um encontro na biblioteca do SESC Estação Saudade, um dos parceiros do evento. Durante a conversa, foi possível dar sugestões de atividades, tirar dúvidas e entender a dinâmica e proposta do Dia Mundial da Criatividade.

“Quando a gente pode acessar isso dentro da gente e não fora como está todo mundo buscando, a gente contribui muito para o desenvolvimento humano. As organizações estão mudando, o comportamento humano está mudando, e tudo muito rápido, e um evento como esse une, ele a arte com o empreendedorismo, com o comércio, e mostra que essas áreas podem e devem trabalhar juntas”, avalia Michele Vaz, atriz e integrante do grupo Doutores Palhaços.

O Dia Mundial da Criatividade tem patrocínio nacional do Mercado Livre, com patrocínio local da Cooperativa Sicredi e apoio do SESC, 312 Coworking and Offices, Inbix e Ponta Grossa Turística 2026. A mantenedora das ações na cidade é a RDB Criatividade. (Com assessoria)