Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Últimas Notícias 22/11/2023

Estado elimina alojamentos de caçadores em reserva ambiental de PG

O local é uma Área de Proteção Permanente (APP) e compõe uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Os criminosos conseguiram fugir

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Estado elimina alojamentos de caçadores em reserva ambiental de PG

Uma ação conjunta de fiscalização nos Campos Gerais, coordenada pelo Instituto Água e Terra (IAT), encontrou nesta segunda-feira (20) três construções irregulares às margens do Rio Tibagi, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que serviam de alojamento para caçadores e pescadores ilegais.

O local é uma Área de Proteção Permanente (APP) e compõe uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Os criminosos conseguiram fugir. A Polícia Ambiental lavrou boletim de ocorrência e os alojamentos serão destruídos.

A ação contou com a parceria do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde e com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), vinculado ao Ministério Público do Paraná (MPPR).

Nos ranchos, os fiscais apreenderam material ilegal para pesca predatória como redes; gaiola de espera para caça de animais (paca); espingarda e munição, entre outros itens proibidos. Estão previstas também novas diligências para encontrar os infratores.

O IAT reforça que qualquer cidadão pode apoiar o Estado e ajudar a proteger os animais em situação vitimada, de maus-tratos, tráfico ilegal, cativeiro irregular e atropelamento. As denúncias podem ser feitas ao IAT ou ao Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, da Polícia Militar do Paraná. Também pode ligar para o Disque Denúncia 181.

No Instituto Água e Terra, a denúncia deve ser registrada junto ao serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco, ou nos escritórios regionais. É importante informar a localização e os acontecimentos de forma objetiva e precisa. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento. (Com assessoria)