Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Ponta Grossa 07/11/2023

Escolas voltam a funcionar normalmente após reparos emergenciais

Nos casos mais graves, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, precisou reconstruir as coberturas das salas de aula, danificadas pelo vento e pelo granizo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Escolas voltam a funcionar normalmente após reparos emergenciais

As tempestades e vendavais registrados nas últimas semanas em Ponta Grossa danificaram diversos prédios públicos, entre eles, mais de 30 unidades escolares, entre CMEIs e Escolas Municipais. Nos casos mais graves, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, precisou reconstruir as coberturas das salas de aula, danificadas pelo vento e pelo granizo.

Os reparos foram priorizados nas unidades que precisaram suspender as aulas em algum momento, visando à rápida recomposição da infraestrutura. Os consertos se concentraram nos telhados das edificações. Com a força tarefa estão garantidas as aulas em todos os locais afetados. Os trabalhos foram realizados inclusive durante feriados e finais de semana.

“Um dos casos de danos foi aqui na Escola Municipal Braulina Carneiro de Quadros, que teve o telhado de uma ala inteira reconstruído em apenas 14 dias. O local havia sido destruído pelo vendaval de 12 de outubro. As nossas equipes fizeram os reparos necessários e ainda conseguiram entregar a escola com pintura nova”, enfatiza o prefeito em exercício, Capitão Saulo, que visitou a unidade escolar na tarde desta segunda-feira (6).

Outras unidades severamente afetadas e que tiveram a estrutura recomposta foram as escolas municipais Raul Pinheiro Machado e Ludovico Antônio Egg, ambas no Núcleo Santa Paula. Também houve estragos na Escola Haideê Ferreira de Oliveira (Jardim Maracanã) e no CMEI Romeu Almeida Ribas (Santa Paula).

“Foram danos extensos, especialmente nas calhas do CMEI. No entanto, em somente alguns dias de trabalho, as equipes conseguiram refazer o telhado e o sistema de calhas, possibilitando a retomada das aulas em menos de duas semanas”, destaca Capitão Saulo, que esteve no CMEI nesta segunda.

Transporte

Outras escolas foram prejudicadas ao longo da última semana devido a alagamentos e transtornos causados ao transporte escolar, caso da Escola Municipal Aldo Bonde, no Núcleo Lagoa Dourada, e da Escola Municipal Maria Elvira Justus Schmidt, no Distrito de Guaragi, onde o transporte dos professores foi impedido devido à cheia do Rio Tibagi, que bloqueou a PR-151.

Em Itaiacoca, houve dificuldades para o transporte dos estudantes das escolas Eloy Havrechack (Cerrado Grande) e Maria Eulina Santos Scheena (Biscaia). Apenas esta última ainda está com o transporte interrompido.

Em todos os casos, os estudantes não serão afetados pelas ausências, uma vez que todos os conteúdos curriculares serão atualizados junto aos alunos.

Capitão Saulo acompanha trabalhos no Centro de Arrecadação

O prefeito em exercício, Capitão Saulo, também esteve, na tarde desta segunda (06), no Centro de Arrecadação de Donativos – Ginásio da Pessoa com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi. Além de discutir as próximas etapas das ações de auxílio às famílias atingidas pelas chuvas, ele também acompanhou os levantamentos que estão sendo realizados pelas equipes do Município.

“O trabalho desenvolvido aqui no Ginásio foi e continua sendo essencial para que possamos dar o devido atendimento às famílias afetadas e para que possamos, juntos, reparar os estragos e reconstruir nossa cidade”, destacou.

O Ginásio Jamal Farjallah Bazzi segue como Central de Arrecadação de Doações, das 9h às 17h, até o dia 11 de novembro. Já a entrega de donativos acontece exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a partir desta terça-feira (07), das 8h às 17h. (Com assessoria)